Mov Mais Mulheres na OABA OAB Ceará lançou, oficialmente, o movimento “Mais Mulheres na OAB” na manhã desta terça-feira (23). O encontro aconteceu durante um café da manhã e reuniu a diretoria da OAB Ceará, presidentes de comissões e conselheiras seccionais. O movimento é nacional e, no Ceará, é organizado pela secretária geral adjunta da instituição, Roberta Vasques, e pela presidente da Comissão Mulher Advogada, Manuela Praxedes. Mais Mulheres na OAB tem o objetivo de destacar o protagonismo da mulher nos diversos setores da sociedade, bem como a atuação da mulher advogada nos quadros da OAB.

O presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, destacou que a participação de mulheres advogadas nos quadros da OAB, atualmente, é expressiva.  Valdetário ressaltou, ainda, que é necessário um movimento político, assim como foi feito no Conselho Federal da OAB, para que a presença de mulheres na Ordem cresça cada vez mais. “Nós precisamos das mulheres na OAB, pois elas têm uma visão multifuncional e isso é importante. É chegado o momento de agregar novos valores. Que vocês saiam dos bastidores e sejam protagonistas”, destacou.

“Mulheres unidas, OAB fortalecida. Mulheres unidas, sociedade fortalecida”, foi o “grito de guerra” feito pela secretária Roberta Vasques enquanto destacava a importância da atuação da mulher não só na OAB, mas nos demais setores da sociedade. “É preciso que cada mulher advogada aqui presente seja agente multiplicador dessa ideia, desse movimento”, afirmou.

Em seu discurso, Roberta Vasques também explanou os dados levantados pela diretoria da OAB Ceará quanto à participação das mulheres advogadas nos quadros da instituição. Os dados apresentados mostram que a presença de mulheres na OAB representa 43%. E, especificamente nas Comissões temáticas da entidade, existem 28 mulheres presidentes, o que representa quase 50% no total.

O vice-presidente da OAB Ceará, Ricardo Bacelar, destacou o importante papel da mulher na OAB, afirmando que a instituição precisa desse olhar feminino. “Nós já temos nos quadros da Ordem excelentes profissionais competentes tanto na advocacia como na OAB, com atividades institucionais, mas precisamos avançar cada vez mais”, disse enquanto ressaltava que surgirão bons frutos desse movimento. Bacelar encerrou seu discurso destacando que a sua palavra é de valorização da classe de mulheres da OAB.

O secretário geral Jardson Cruz ressaltou a importância da mulher na política destacando um dos pontos principais do projeto de Reforma Política e Eleições Limpas apoiado pela OAB, que é a paridade de gênero na lista pré-ordenada. Jardson acrescentou que “a batalha não é só das mulheres, mas de todos os cidadãos que querem uma sociedade mais justa”.

Para o tesoureiro Marcelo Mota, a OAB Ceará tem avançado muito em conquistas para a advocacia cearense nos últimos cinco anos. Mota ressaltou que esse movimento deve ser abraçado por todas as seccionais. “Quando vemos o protagonismo da mulher do século XXI, sentimos a importância de registrar esse momento que é histórico. Esse momento é fruto de muitas lutas de tempos atrás”, disse.