OABCE_FachadaA Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão Estadual do Advogado Público, declara o apoio incondicional ao movimento dos procuradores federais, em favor de progressos substanciais e salariais da Classe. De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, os interesses da Administração Pública e a valorização dos procuradores federais é imprescindível à proteção destes representantes que exercem funções típicas de Estado.
A presidente da Comissão, Tânia Coutinho, esclarece que, a defesa dos interesses das pessoas jurídicas de Direito Público, judicial ou extrajudicialmente, prestando assessoria e consultoria ao chefe do Poder Executivo no exercício de suas funções públicas constitui fundamentos indispensáveis à manutenção e funcionamento do Estado Democrático de Direito.
Em seu posicionamento, Tânia Coutinho ainda assegura que o advogado público federal deve dispor de independência técnica e profissional para a eficaz realização de suas funções, uma vez que a proteção aos interesses do Estado deve sempre se sobrepor aos interesses individuais e particulares do Administrador Público. “Enquanto presidente de Comissão de Seccional da OAB, é de responsabilidade defender os interesses de toda a advocacia pública, seja no âmbito federal, estadual e municipal”, disse.