Idoso_PGJFoi realizado, na manhã desta segunda-feira (15), o seminário intitulado “O envelhecimento e as políticas públicas no combate à violência contra o idoso”, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCID), o evento é alusivo ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”, tradicionalmente comemorado em 15 de junho. O vice-presidente da Comissão do Idoso da OAB-CE, Raphael Franco, participou do evento (na foto, primeiro à direita).

Compuseram a mesa de abertura o diretor-geral da ESMP, Benedito Augusto; a coordenadora do CAOCID, Edna da Matta; o secretário-executivo das Promotorias de Defesa do Idoso, Hugo Porto; os promotores de Justiça Enéas Romero de Vasconcelos, Paulo Roberto Almeida e Alexandre Alcântara, também do Núcleo de Defesa do Idoso; a defensora pública Natali Pontes; e o vice-presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE), Raphael Castelo Branco.

O seminário contou com a presença de representantes do Lar Torres de Melo, dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Fortaleza, entre outros. “Sem essa rede articulada de proteção, nós não conseguiríamos desempenhar o nosso trabalho”, afirmou Edna da Matta, ao destacar a importância da atuação conjunta. Para o promotor de Justiça Hugo Porto, o poder público deve mirar o planejamento como uma questão central quando o assunto é a população da terceira idade: “Envelhecer é uma bênção e o ideal é que ocorra da melhor forma possível. Para isso, é preciso pensar também em planejar as políticas públicas”, destacou.

Já Benedito Augusto ressaltou que a ESMP tem dado apoio não só aos órgãos do MPCE que buscam a Instituição para discutir questões relacionadas ao tema, mas também a todas as entidades da sociedade civil interessadas em fazer articulações interinstitucionais: “A sociedade é sempre a nossa maior parceira”, disse.

Após a abertura, o público pôde conferir a palestra do promotor de Justiça Enéas Vasconcelos, que discorreu sobre os direitos fundamentais dos idosos e a ausência de políticas públicas de acolhimento. Depois dele, foi a vez do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Charlys Barbosa Nogueira, que leciona as disciplinas de Geriatria e Semiologia Médica. Ele discutiu o envelhecimento e a fragilidade na terceira idade. A abertura do seminário contou com a apresentação do Coral TSI (Trabalho Social com Idosos), do SESC.

Fonte: PGJ