Coleta de LixoA chuva na manhã de quinta-feira não atrapalhou a ação simbólica de cuidar do meio ambiente. Alunos de escolas municipais, representantes das Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente e a Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE promoveram uma coleta de lixo por meio do “Movimento Limpa Praia do Futuro”. A ação, em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, chama para uma reflexão sobre os cuidados permanentes que a população deve ter ao despejar o lixo somente nos locais adequados.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, destaca que é missão da instituição participar de ações em que a classe advocatícia possa contribuir com a sociedade por meio do trabalho das comissões temáticas. “Hoje, a OAB-CE possui 60 comissões e cada uma delas representa os anseios da sociedade e da advocacia de forma integradas. Não há como isolar as ações sem pensar na relação do Direito com o dia a dia da população”, afirma.

Para a presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-CE, Mirian Otoni, esta ação representa uma campanha de conscientização permanente desenvolvida pela instituição. “Começamos com um passeio ciclístico no Parque do Cocó, promovemos um concurso de redação e hoje estamos com este movimento na Praia do Futuro. Tudo com um único objetivo: fazer com que a sociedade entenda que os cuidados com o meio ambiente não devem ser isolados, mas realizados de forma contínua e compartilhada”, pontua.

De acordo com a coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma, Edilene Oliveira, todo ato de cuidado com o meio ambiente é simbólico “porque chama a atenção para a necessidade de reciclar atitudes”, afirmando, ainda, que “este ano, o tema da campanha é Todos Juntos Pelo Uso Consciente da Água e não envolve somente a água, mas todos os elementos que acabam por influenciar na qualidade da água que consumimos. Todo cuidado é fundamental para a preservação deste recurso natural no presente e futuro”, disse.

Cada participante da ação recebeu um kit com blusa, saco plástico e um par de luvas. A coleta simbólica do lixo seguiu a classificação em metais, plásticos, papel e vidro. O coordenador de Políticas Ambientais da Sema, Ulisses Rolim, salienta que toda e qualquer ação em defesa do meio ambiente deve ser integrada às instituições que têm e buscam os mesmos objetivos: preservar o meio da degradação.