Paes de AndradeO ex-presidente da Câmara dos Deputados Antonio Paes de Andrade faleceu nesta quarta-feira, 17, aos 88 anos de idade, em Brasília, por falência múltipla de órgãos. O velório acontecerá no Salão Negro do Senado ao longo desta quinta-feira, 18 de junho.

Advogado com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará (OAB-CE), Paes de Andrade, natural de Mombaça (CE), assumiu interinamente a Presidência da República durante o governo José Sarney, no período de 1989-91. Em uma destas ocasiões, sancionou o projeto de construção do açude Castanhão.

Eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal em 1963 e reeleito por várias oportunidades, foi filiado desde 1980 ao PMDB, do qual foi presidente nacional no ano de 1994.

O presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, declarou que o Ceará perde um político comprometido com a melhoria do povo cearense. “Paes de Andrade sempre colocou seus mandatos de deputado federal a serviço dos interesses do Ceará. Até mesmo quando exerceu a Presidência da República, ele nunca deixou de olhar para o seu torrão natal”, salientou.

O governo do Estado declarou três dias de luto oficial.