Livro Casa da VovóO livro “A Casa da Vovó – Uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar”, de autoria do jornalista Marcelo Godoy, será lançado no próximo dia 3 de agosto, às 18h30, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), na Avenida da Universidade, 2346, no Benfica.

Na obra, o jornalista Marcelo Godoy dedicou-se por uma década à tarefa de fazer falar quem passou a vida se escondendo. Godoy ouviu alguns dos mais ativos agentes da repressão da ditadura militar para contar a história do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna) de São Paulo. Criado a partir de uma operação semiclandestina instituída pelo governo, a Oban (Operação Bandeirantes), o DOI-Codi se transformou rapidamente, no início dos anos 1970, no instrumento do regime de exceção para combater as organizações de esquerda.

Inicialmente, o alvo foi os grupos que optaram pela luta armada. A doutrina do combate à guerra revolucionária mobilizava os militares no ocidente do pós-guerra, somada a elementos apreendidos da experiência francesa na Argélia, inspirou a criação do órgão que juntou policiais civis ligados ao Esquadrão da Morte com militares que viam, como primeiro objetivo, eliminar os inimigos. Nessa linha histórica, o livro faz um registro do DOI-Codi, abordando uma temática de memória e emancipação. Na ocasião do lançamento do livro, haverá um debate com o autor.

Além das inúmeras entrevistas com homens e mulheres que defendiam o regime, Godoy também realizou uma dedicada leitura dos principais livros e teses acadêmicas sobre a repressão, o que lhe permitiu compreender os documentos inéditos que mostram as engrenagens do DOI-Codi paulista e sua articulação com o sistema de informação e repressão da ditadura.

Sobre o autor: Marcelo Godoy é repórter do jornal O Estado de S. Paulo. A pesquisa que resultou neste livro foi realizada de 2004 a 2014.

Serviço:

Lançamento do livro “A Casa da Vovó”

Data: 3 de agosto

Horário: 18h30

Local: Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC)