Posse_Coordenadoria ReligiãoA OAB Ceará empossou, na tarde desta terça-feira (21), o coordenador e integrantes da Coordenadoria Estadual de Estudos sobre a Liberdade Religiosa. Esta é a primeira vez que a instituição estabelece uma coordenadoria para tratar assuntos relativos ao direito à crença e religião. De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, a instituição tem a responsabilidade de atuar em diversas ações e a liberdade de religião é uma importante área em que necessita também da aplicabilidade do Direito para que seja exercida em plenitude.

“O mundo está totalmente mudado e precisamos nos adequar para que todos os direitos estejam resguardados. E isso inclui também o direito à liberdade religiosa a qual todos os seres humanos podem manifestar”, avalia. No ato de criação, o presidente empossou o advogado Robson Sabino para assumir a Coordenadoria Estadual de Estudos sobre a Liberdade Religiosa, tendo o advogado Jose de Arimatéa Santiago como coordenador adjunto.

De acordo com Robson Sabino, o objetivo principal da coordenadoria é promover ações práticas as quais estejam elencadas nos princípios religiosos, como o amor ao próximo, por exemplo. “Cada integrante da nova coordenadoria assume, hoje, uma responsabilidade ímpar, que é o fomento à igualdade no respeito à liberdade de religião”, disse.

Para a secretária geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques, a liberdade religiosa passa por limitações e avanços a depender do país. “Temos acompanhado alguns episódios que preocupam quanto à manifestação da liberdade religiosa no país e esta coordenadoria tem fundamental importância no fomento ao debate sobre o tema”, afirma.

De acordo com o tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, a coordenadoria surge diante de um cenário em que cada vez mais o Direito mostra sua importância para todos os assuntos do cotidiano. “A coordenadoria que hoje surge na OAB-CE é resultado de um trabalho que sempre teve como máxima a convergência de ações destinadas a proteger os direitos dos cidadãos”, disse.

Foram empossados na Coordenadoria Estadual de Estudos sobre a Liberdade Religiosa

Robson Sabino de Sousa

José de Arimatéa Santiago

Tiago Alves Henrique da Costa

Francisca Rosangela Lima Pinheiro

Levy Rangel Matias

Marcella Rodrigues Vieira

Daniel Munhoz Carzola

Rondineli de Freitas Evangelista

Felipe Porto Bastos

Hesíodo Gadelha Castelo Barros

Pedro Paulo Silva de Oliveira

José Navarro

Euclides Augusto Paulino Maia

Iana Rangel Matias

João Claudio Holanda Montenegro

Rachel Araújo Martins

Carlos Alberto Monteiro Andrade

Naiara de Oliveira Silva

Lucas Nogueira Holanda