direitos-humanosAs inscrições para o Projeto Agente Comunitário de Direitos Humanos da OAB Ceará seguem até o próximo dia 15 de julho. As informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.724 2116. As inscrições são gratuitas. Representantes de associações comunitárias e o Juizado da Infância da Comarca de Fortaleza foram convidados a assistir palestras de especialistas e conhecer como funcionará o projeto.

A iniciativa visa a estimular a criação de núcleos de direitos humanos nas regiões mais pobres da capital, onde faltam políticas públicas que assegurem direitos como saúde, educação, transporte, trabalho, segurança, esporte, cultura e lazer.

Qualquer entidade comunitária interessada também pode fazer a inscrição no local. O OAB Cidadania é inteiramente gratuito. Os moradores indicados pela associação comunitária para exercer o papel de agente de cidadania passarão por um curso de capacitação na Escola Superior de Advocacia (ESA). Os alunos receberão certificado, e só depois poderão atuar, formando uma rede de fiscalização e de promoção dos direitos humanos.

“Entre as disciplinas está a de Mediação e Conciliação, para que o agente esteja preparado para reduzir a gravidade dos conflitos e evitar a busca de direitos na Justiça”, explicou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Edimir Martins. “Trabalharemos a visão ampliada de que viver em paz, com segurança, com saúde, saneamento, educação, tudo isso é direitos humanos”, completou.