XXII Forum Ciencia PenalDurante a abertura do XXII Fórum de Ciência Penal, advogados do Estado do Ceará serão agraciados com a comenda “Troféu Forças Vivas 2015”. O momento acontece nesta quarta-feira (12), às 18h, no Espaço Cultural da Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará. Os advogados serão homenageados pelos relevantes trabalhos realizados na seara jurídica regional e nacional.

Na ocasião, os homenageados serão: Márcio Vitor Meyer de Albuquerque, Guilherme de Souza Nucci, Cezar Roberto Bitencourt, Cleber Masson, Rogério Greco, Valmir Pontes Filho, Denise Frossard, Márcio Tomaz Bastos, Alexandre de Moraes, Francisco Ernando Uchoa Lima Sobrinho, Luiz Moreira, Paulo Bonavides, Damásio de Jesus, Eliana Calmon, entre outros.

O Troféu Forças Vivas é conferido desde 2001 durante o Fórum de Ciência Penal, e é uma honraria concedida em reconhecimento àqueles que, pelo exercício profissional ético, pautado pelo respeito aos verdadeiros valores da cidadania, engrandecem o Direito e resguardam os anseios mais caros da sociedade brasileira.

Os critérios adotados para a concessão do ‘Troféu Forças Vivas’ englobam a vida e as atividades de personalidades do Ceará e outras regiões, que se destacam no universo científico e cultural sempre tendo em pauta o irredutível respeito aos verdadeiros valores da cidadania e da ética.

A solenidade de abertura do XXII Fórum de Ciência Penal será hoje, às 18h, com a presença do jurista, professor doutor e procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Rogério Greco, que proferirá a conferência magna sobre o Sistema Prisional no Século XXI. Em seguida, haverá a entrega do Troféu Forças Vivas a 23 personalidades do mundo jurídico que se destacaram ao longo deste ano. Na ocasião, haverá o lançamento do livro “O direito ao silêncio no Processo Penal”, de autoria do promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Claro dos Santos. Para a solenidade, foram convidadas as principais autoridades dos Três Poderes no Ceará.