esc2Alunos do curso de engenharia da Universidade de Fortaleza (Unifor) visitaram, na manhã desta quarta-feira (26), as obras da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). A estrutura está sendo construída na Avenida Washington Soares, bairro Guararapes e tem inauguração prevista para o dia 21 de dezembro.

Para o professor da disciplina “concreto pretendido”, Eduardo Leite, a presença dos estudantes contribuirá para a aplicação de novas tecnologias de engenharia futuramente. “Aqui foram adotadas soluções diferenciadas para agilizar os processos construtivos. A oportunidade que a OAB está nos propiciando de visitar essa obra é impar, pois presenciamos soluções de engenharia que realmente ainda não existem no mercado de Fortaleza, com grandes vãos e grades pré-moldadas, entre outros”.

De acordo com o professor, esse diferencial é interessante e traz para os estudantes benefícios que agregam valor para o futuro. “A oportunidade vai contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento de novas tecnologias futuramente. Temos uma solução de engenharia arrojada, que vai trazer para eles conhecimento e a intenção que futuras obras consigam seguir esse padrão”, ressaltou.

Para a estudante do 10º semestre, Amanda Fontes, a visita vai ajudar na vida profissional. “A tecnologia usada aqui é muito nova para nós. É bem interessante a estrutura, com a utilização de materiais inovadores no mercado, que faz com que a obra fique mais esbelta e sem sujeira ou material espalhado no entorno”, disse. De acordo com Rafael Bezerra de Queiroz, do 9º semestre, “é uma obra pioneira pela tecnologia utilizada, na qual o mercado está aberto a usar essa estrutura por ser rápida. É uma solução que todo engenheiro de hoje precisa conhecer e estar pensando para o futuro”.

A nova sede

O novo edifício da OAB Ceará terá mais de 3.600,00 m² de área útil, divididos em três pavimentos. As salas da presidência, diretoria e administração geral funcionarão no segundo andar. O edifício que abrigará a nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) terá 761 m², distribuídos em dois pavimentos. A estrutura de atendimento à saúde da nova sede compreenderá cinco consultórios odontológicos, duas salas de fonoaudiologia, sala de psicologia, sala de massoterapia, sala de acupuntura, estúdio de pilates e farmácia.

No térreo, funcionará a biblioteca com recepção e salas de estudo. O auditório terá capacidade para 300 pessoas. A Escola Superior de Advocacia (ESA) terá à disposição duas salas de aula, com capacidade para 54 pessoas cada, e mais espaços para a diretoria e sala de professores. As reuniões do Conselho Seccional da Ordem acontecerão em plenário de 312,14 m², com capacidade para 160 lugares.

Em área de 9.062,42 m², haverá quadra de futebol soçaite, vôlei de praia, equipamentos de ginástica, parque infantil e pista para caminhada. A estrutura contará ainda com salas de apoio destinadas a atender a demanda da advocacia, com estrutura composta por computadores, ar condicionado, scanner, sistema de internet e profissionais capacitados.

Um Memorial para contar e resguardar a história da advocacia cearense também vai fazer parte da nova sede da OAB Ceará. As advogadas contarão com creche para deixarem seus filhos enquanto desenvolvem suas atividades.

A nova sede contempla subsolo de 3.086,50m², totalizando 200 vagas. Serão disponibilizadas ainda mais 58 vagas no pavimento térreo. Haverá espaço exclusivo para lançamentos de livros, confraternizações de posse de comissões e demais eventos sociais da comunidade jurídica, em terraço de 258,62 m² localizado no primeiro pavimento.