Homenagem_AssembleiaA Assembleia Legislativa do Ceará fez nesta terça-feira, 11 de agosto, sessão solene alusiva ao Dia do Advogado, em atendimento a requerimento dos deputados Bruno Pedrosa, Drª Silvana e Heitor Ferrer. Vários advogados, entre os quais o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, e os seus diretores Ricardo Bacelar, Jardson Cruz, Marcelo Mota e Roberta Vasques, foram homenageados com placas comemorativas.

Além dos autores do requerimento, compareceram os deputados estaduais Audic Mota e Sérgio Aguiar, que presidiu a sessão solene. Também prestigiaram a solenidade o procurador geral do Estado, Juvêncio Viana, representando o governador Camilo Santana, o conselheiro Francisco Aguiar, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e José Valdo Silva, representando o procurador geral de Justiça, Ricardo Machado. Ao final do evento, foi entregue carteira da OAB-CE a cerca de 30 novos e novas advogadas.

Ao abrir a solenidade, o deputado Sergio Aguiar, 1º secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa, cumprimentou os homenageados e os novos profissionais do Direito e ressaltou que os advogados são “indispensáveis e essenciais à administração da Justiça”.

O deputado Bruno Pedrosa declarou-se honrado ao saudar os colegas advogados cearenses presentes à Assembleia Legislativa e de propor a homenagem aos colegas de exercício de profissão. Segundo ele, “a advocacia assemelha-se ao exercício do parlamentar, em defesa da cidadania e dos direitos da sociedade, da liberdade e da justiça, e nada melhor do que estarmos hoje nessa casa legislativa para reforçar a luta contra o fim do Exame da Ordem”.

Em seu pronunciamento, a deputada Drª Silvana lembrou a criação dos cursos jurídicos há 188 anos e também fez referência ao movimento que pede o fim do Exame da Ordem. Para ela, essa iniciativa, caso saia vitoriosa,” representará o fim da qualificação profissional da advocacia”.

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, agradeceu ao deputado Sérgio Aguiar pelo projeto de indicação que fixou o piso salarial dos advogados. “Estamos agora em esforço conjunto junto ao governador Camilo Santana para que devolva o projeto de indicação na forma de projeto de lei, para que tramite o mais rápido possível. O piso salarial da advocacia é de extrema importância, sobretudo para jovens advogados e advogadas”. Ele pediu empenho do deputado Sérgio Aguiar na tramitação do projeto.

Valdetário Monteiro informou também que a OAB-CE tem realizado investimentos na melhoria e aperfeiçoamento da infra-estrutura da entidade na capital e no interior para que os advogados tenham condições de exercer a sua profissão de forma digna e eficaz. Para isso, a entidade tem ampliado o número de salas de apoio e de seccionais no Ceará e aproveitou para anunciar a inauguração estacionamento gratuito para os advogados próximo ao Fórum Autran Nunes, no Centro de Fortaleza. Ao finalizar seu pronunciamento, ele fez homenagem especial ao Coral da OAB-CE, “que em todas as solenidades da entidade tem levado amor ao seio da advocacia cearense”.

A solenidade homenageou os advogados Adrísio Barbosa Câmara (in memorian); Ana Rita Braúna Alencar; Armando Quixadá Pereira; Edson Antônio Cruz Santana; Francisco Antônio Nogueira Bezerra; Francisco Jacinês Gurgel Luz; Hélio Leitão; Jardson Saraiva Cruz; João Clemente Pompeu; João Gonçalves de Lemos; José Francisco de Oliveira Filho; José Júlio da Ponte Neto; Leonardo Araújo de Souza; Marcelo Mota Gurgel do Amaral; Neuzemar Gomes de Moraes; Paulo Maria de Aragão; Ricardo Bacelar Paiva; Roberta Duarte Vasques; Roberto Valdetário Monteiro; Vanderley Farias Pedrosa; Victor Pereira Ribeiro; Waldir Xavier de Lima Filho; e a defensora pública Mônica Maria de Paula Barroso.