Agentes de DHA Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE promoveu, na manhã do último sábado (1), o início da segunda edição do Projeto Agente Comunitários de Direitos Humanos. Ao todo, 180 líderes comunitários e profissionais liberais participam do curso de capacitação, que terá continuidade nos próximos dois sábados de agosto. Foi o caso da cabeleireira Jucileide Marques e do servidor público Joaquim Cabó.

Os dois, mesmo não sendo lideranças comunitárias no dia a dia, entenderam que é preciso conhecer os direitos e deveres constitucionais para desenvolver uma cultura de liderança social. “Entendo que esse curso é para formar agentes de direitos humanos, mas é uma fonte riquíssima de conhecimento que deve ser adquirida por todos os cidadãos e, por isso, estou aqui”, disse a cabeleireira Jucileide. No curso, ela folheava a Constituição Federal justificando que é fundamental entender a lei para saber como proceder na busca dos direitos. “Seja pra mim ou para alguém. Sei que não é um trabalho de advogar, longe disso. Mas saber quais direitos temos já é um caminho para saber a quem recorrer quando precisamos”, disse.

As aulas acontecem no Centro de Ensino Técnico e Superior (CTS), localizado na Avenida Tristão Gonçalves, no Centro. De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Edimir Martins, o projeto tem o objetivo de estimular a criação de núcleos de direitos humanos nas regiões mais vulneráveis da capital. “Nesta edição, superamos a expectativa com 180 inscritos, entre representantes de associações comunitária”, disse, completando que os inscritos participam do curso de formação para “estarem habilitados a atuar na formação de uma rede de fiscalização e de promoção dos direitos humanos no Estado”.

No primeiro encontro, foram ministradas as capacitações em Direito Constitucional e Direito Civil I e II. Para o servidor público Joaquim Cabó, as aulas são importantes para promover não só o acesso ao conhecimento sobre os direitos constitucionais, mas “um aprendizado coletivo porque muitas pessoas, com diferentes situações, aprendem juntas perguntando e tirando dúvidas”, reforçou. A grade curricular das próximas aulas será divulgada posteriormente.