OAB e cufa_okInternos e egressos do sistema penitenciário começaram, nesse sábado (8), a grafitar os tapumes que cercam as obras da nova sede da OAB Ceará, na Avenida Washington Soares. A iniciativa é resultado de parceria entre a Ordem e a Central Única de Favelas (Cufa). Ao todo, serão grafitados 600 metros de tapume.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, disse que a ação, além de impedir que os tapumes sejam pichados, vai propiciar a divulgação de mensagens que já viraram tradição. “Eixos de lutas históricas da OAB, como a cidadania, o acesso à Justiça e a inclusão social estarão representados nesta obra de arte que, certamente, será vista e apreciada pelas milhares de pessoas que trafegam pela avenida”, ressaltou.

Para o presidente da Cufa Nacional, Preto Zezé, o objetivo é transformar os espaços em locais coloridos, com mensagens de igualdade social. “A ideia foi juntar ex-detentos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga, e do presídio de Pacatuba, que participam dos cursos de grafitagem desenvolvido em conjunto pela Cufa e pela Secretaria da Justiça do Ceará, para criar um grande painel com temáticas da justiça”, diz.

A nova sede da OAB-CE está prevista para ser inaugurada no dia 21 de dezembro. A estrutura irá comportar a Escola Superior de Advocacia e a Caixa de Assistência Social do Advogado. No entorno, haverá praça pública mantida pela entidade.