jovens agentesA Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), esteve reunida, na manhã desta terça-feira (25), com 104 estudantes da rede municipal de ensino no Centro de Profissionalização Darcy Ribeiro. O encontro faz parte das ações da 2ª Edição do Projeto Jovem Agente de Direitos Humanos.

O objetivo da iniciativa é formar alunos com conhecimentos básicos sobre cidadania e voltados para os direitos humanos. “É importante trabalhar o jovem que está em fase de desenvolvimento com discussões que os levem a pensar numa sociedade mais justa e os tornem futuros cidadãos, mais equilibrados e humanos”, ressaltou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará, Edimir Martins.

Em paralelo ao projeto, os estudantes participam de dois concursos, um de redação com temas relacionados a direitos humanos e cidadania, e outro de leitura dinâmica, para avaliação de dicção, entonação, postura e conhecimentos de linguísticos.

“Entendemos que o projeto, dentro das várias lições que traz, a mais importante é o destaque do envolvimento na conscientização política e social na escola e no bairro. É trazer para a discussão a sua realidade, no debate sobre as melhores condições de vida, respeito aos direitos humanos e o seu papel dentro da sociedade”, disse Edimir Martins.

O projeto contempla alunos da rede pública municipal, do 5º ao 9º ano. Ao todo, serão seis encontros somente com escolas abrangidas pela Regional V. A projeção é conseguir a participação de 130 escolas de Fortaleza e mobilizar aproximadamente 600 alunos. Ao final, eles recebem o titulo de Agentes Jovens de Direitos Humanos, certificado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará.