Ricardo BacelarO vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, recebeu durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 17, no plenário da Câmara de Vereadores de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda do poder legislativo municipal. A iniciativa partiu do ex-presidente da Câmara, Walter Cavalcante, atualmente deputado estadual, que destacou em seu requerimento os relevantes serviços prestados pelo homenageado, não só à advocacia, mas também à cultura, às artes e à cidadania. A concessão da honraria a Bacelar foi aprovada de forma unânime pelos 43 vereadores.

Além do homenageado, fizeram parte da mesa o vice-presidente da Câmara Municipal, José do Carmo, o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, o deputado federal Odorico Monteiro, o procurador José Paulo Silva, que representou o procurador-geral de Justiça Ricardo Machado, o vice-reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins, representando a reitora Fátima Fernandes, e o 1º secretário da Câmara, vereador Benigno Júnior, que entregou a medalha a Ricardo Bacelar.

A solenidade contou ainda com a presença de familiares do homenageado, do secretário geral e do tesoureiro da OAB-CE, respectivamente, Jardson Cruz e Marcelo Mota, e do ex-presidente da OAB-CE, Paulo Quezado, além de advogados, empresários e jornalistas. Em seu pronunciamento, o vereador Benigno Júnior ressaltou não só o conhecimento jurídico de Ricardo Bacelar, mas também a sua atuação exemplar no campo das artes e da cultura. “A concessão dessa homenagem é justa e merecedora”, destacou.

Ao agradecer a homenagem, o vice-presidente da OAB-CE declarou estar muito emocionado, tratando-se de motivo de gáudio pela importância da comenda. Lembrou a história de Antônio Rodrigues Ferreira, que foi prefeito de Fortaleza no período de 1843-1859, e acabou por dar nome também à praça do Ferreira, antiga praça Pedro II. A honraria foi instituída pela Câmara em 1981, por meio da Resolução 813, com o propósito de homenagear personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade.

“Convicto de que a medalha é resultado de minha atuação institucional na OAB-CE, divido essa homenagem com todos os advogados e as advogadas cearenses. Trata-se, portanto, de uma homenagem extensiva a todos os profissionais do Direito no estado”, afirmou. Aproveitou a oportunidade para destacar a atuação da OAB-CE na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e do estado democrático de direito. Enumerou ainda as diversas comissões que hoje compõem a OAB-CE e que abrangem praticamente todas as áreas do cotidiano da população.

Em seu discurso, Ricardo Bacelar deu especial destaque às crianças: “elas merecem atenção especial das autoridades, e nesse ponto a educação exerce papel fundamental, pois só com educação teremos o exercício pleno da cidadania”. Ele citou o projeto OAB Educar, idealizado por ele e realizado pela OAB-CE, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). O projeto promove visita às escolas municipais de Fortaleza. As aulas de cidadania, que são ministradas por meio da cartilha “Aprender Direito”, são voltadas para alunos que estão matriculados entre o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. A meta é de que até o final do ano todas as unidades escolares da rede municipal de ensino sejam contempladas com o projeto.