esc1A instalação da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) no Cariri Oriental foi efetivada nesta sexta-feira (11), em solenidade conduzida pelo presidente da Ordem, Valdetário Andrade Monteiro. A infraestrutura fica na cidade de Brejo Santo, a 520 km de Fortaleza e abrangerá os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras.

O presidente da Subseção, Armando Basílio, disse que a inauguração é “a concretização de um sonho antigo da classe que hoje está realizado. A estrutura vai fortalecer a advocacia da região, que se sentirá mais segura para exercer o seu ofício e isso terá reflexo direto na sociedade”.

Valdetário Monteiro ressaltou a assistência proporcionada pela Ordem. “A OAB Ceará precisa está onde estão as carências e necessidades dos advogados. Materializamos hoje um sonho antigo da classe e fincamos a bandeira da cidadania com a OAB no Cariri Oriental”. Ainda de acordo com o presidente, “seja em Canindé, no Maçico de Baturité, em Tianguá ou na Capital com a nova sede, nós estamos trabalhando para aumentar a capilaridade da Ordem e permitir que o advogado se sinta assistido pela sua instituição maior”.

O vice-presidente da OAB Ceará, Ricardo Bacelar, destacou a estrutura do local. “Essa estrutura vem somar esforços para proporcionar aos advogados da região melhores condições de trabalho para a defesa das prerrogativas, incentivo aos trabalhos das comissões e toda a estrutura possível. A OAB tem responsabilidade institucional muito grande e, por isso, valorizar o advogado é valorizar também o cidadão”.

Para Jardson Cruz, secretário-geral, o equipamento vai proporcionar à advocacia melhores condições de trabalho. “Faz parte do nosso projeto a valorização da advocacia do Interior por meio do qual também proporcionamos à sociedade melhor acesso à Justiça”.

O tesoureiro Marcelo Mota ressaltou o compromisso da gestão em aproximar a instituição da advocacia. “Tínhamos oito subseccionais, agora temos 15. É um avanço expressivo para atender e estruturar a advocacia do Estado. A anuidade paga é revertida em serviço e estrutura administrativa e organizacional que visa valorizar e fortalecer a nossa instituição”.

Homenagem

O prédio da Subseção da OAB Ceará no Cariri Oriental homenageou José Everardo Nunes de Lucena, que foi médico e advogado. O presidente da Ordem, Valdetário Monteiro, elogiou a atuação profissional do homenageado e disse ter sido um homem honrado e competente. Everardo Lucena Segundo, filho do agraciado destacou que a instalação do equipamento permitirá maior interação entre os advogados da região que poderão trabalhar em prol da Ordem de forma mais unida e falou sobre a homenagem. “Minha família se sente muito honrada pela homenagem ao meu pai, que faleceu exercendo a advocacia e desempenhando o trabalho que mais amava”.

José Everardo Nunes de Lucena nasceu no município de Brejo Santo, em 20 de junho de 1952. Graduou-se em Direito, no ano de 1983, pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em 20 de janeiro de 1984, na Universidade Federal do Ceará (UFC), concluiu o Curso de Medicina. Ingressou no Ministério Público do Ceará em 23 de julho de 1984, assumindo inicialmente a Comarca de Jardim. Aposentou-se em 2004 quando titular da 5ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Passou a integrar os quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Ceará (OAB-CE), em 21 de dezembro de 2004, passando a atuar na região do Cariri, falecendo em 1º de setembro de 2014.

esc7

esc2