oab.advmuseo (1 de 1)-2O presidente do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), João Gonçalves de Lemos, e o secretário geral da Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJur), Roberto Victor Ribeiro, estiveram presentes, na manhã desta sexta-feira (25), no IAC.

O objetivo foi fazer registro fotográfico do local, que por muito tempo abrigou as instituições, tendo em vista a transferência do acervo para a Nova Sede da OAB Ceará, em um Memorial para contar e resguardar a história da advocacia cearense.

Na ocasião, o presidente do IAC falou sobre a importância do Instituto, criado em 1931, para a criação da OAB Ceará. Segundo ele, foi por meio do IAC que surgiu a ideia de instauração da Ordem cearense, em 1933.

O secretário da ACLJur, Roberto Vitor, destacou a “entidade que congrega advogados e juristas para aperfeiçoar e fomentar a cultura literária jurídica do Estado do Ceará”. Presentes também o advogados Victor Rola, o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia, José Navarro e Calvino Pereira da Silva, o mais antigo funcionário da OAB Ceará.

Nova sede

As obras da Nova Sede da OAB Ceará estão em ritmo acelerado. O novo edifício da OAB Ceará terá mais de 3.600,00 m² de área útil, divididos em três pavimentos. As salas da presidência, diretoria e administração geral funcionarão no segundo andar. O edifício que abrigará a nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) terá 761 m², distribuídos em dois pavimentos. A estrutura de atendimento à saúde da nova sede compreenderá cinco consultórios odontológicos, duas salas de fonoaudiologia, sala de psicologia, sala de massoterapia, sala de acupuntura, estúdio de pilates e farmácia.

No térreo, funcionará a biblioteca com recepção e salas de estudo. O auditório terá capacidade para 300 pessoas. A Escola Superior de Advocacia (ESA) terá à disposição duas salas de aula, com capacidade para 54 pessoas cada, e mais espaços para a diretoria e sala de professores. As reuniões do Conselho Seccional da Ordem acontecerão em plenário de 312,14 m², com capacidade para 160 lugares.

Em área de 9.062,42 m², haverá quadra de futebol soçaite, vôlei de praia, equipamentos de ginástica, parque infantil e pista para caminhada. A estrutura contará ainda com salas de apoio destinadas a atender a demanda da advocacia, com estrutura composta por computadores, ar condicionado, scanner, sistema de internet e profissionais capacitados.

As advogadas contarão com creche para deixarem seus filhos enquanto desenvolvem suas atividades. A nova sede contempla subsolo de 3.086,50m², totalizando 200 vagas. Serão disponibilizadas ainda mais 58 vagas no pavimento térreo. Haverá espaço exclusivo para lançamentos de livros, confraternizações de posse de comissões e demais eventos sociais da comunidade jurídica, em terraço de 258,62 m² localizado no primeiro pavimento.