Conselho Jovem2Durante sessão ordinária do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB-CE, realizada nesta terça-feira, 22, para discutir a situação do judiciário cearense, o presidente da Ordem, Valdetário Monteiro, informou que a entidade divulga na próxima semana diagnóstico da situação das varas de primeira instância no interior do Ceará, onde o quadro é “caótico”, com falta de juízes e servidores da Justiça estadual. “Estamos passando um pente fino nas comarcas para tentar chegar o mais próximo possível da difícil realidade vivida hoje por advogados, magistrados, servidores e pela população que clama por justiça”, ressaltou.

Segundo Valdetário Monteiro, há exemplos de magistrados que se destacam pela celeridade processual e pela frequência nas varas, mas, para retratar a realidade atual, ele se utilizou de uma figura de linguagem: “esses casos são ilhas de prosperidade num oceano de dificuldades”. Com o diagnóstico em mão, o presidente da OAB-CE declarou que irá visitar os representantes dos poderes constituídos em busca de solução para os graves problemas enfrentados pelo Judiciário cearense. “Vamos ao governo, à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Justiça, porque do jeito que está não dá para continuar”, destacou, acrescentando que o CNJ também receberá o diagnóstico.

A pesquisa da OAB-CE vai constatar se há magistrados nas comarcas, bem como a sua titularidade e se ele responde por mais de uma vara. “O nosso papel não é só de reclamar, mas também de cobrar soluções para o caos que se instalou no judiciário cearense. E só podemos fazer isso bem embasados com números e informações. Temos que exigir auditoria no Tribunal de Justiça para saber a real situação do poder judiciário e a nossa idéia é fazer essa mesma pesquisa no Fórum Clóvis Bevilaqua, porque o quadro ali também é crítico”, salientou Valdetário Monteiro. Sobre outra pauta da sessão, a questão dos laçadores, ele defendeu a realização de audiência pública para tratar do assunto, com a presença de representantes de todos os setores envolvidos, como advocacia, Justiça do Trabalho, Secretaria de Segurança Pública, CNJ, entre outros.

Jovens Advogados

Marcell Feitosa, diretor do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados e presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, enalteceu a atuação da OAB-CE na defesa das prerrogativas dos advogados e afirmou que a advocacia jovem está comprometida com a luta pela melhoria da justiça estadual no Ceará. “Precisamos colocar o Judiciário cearense nos trilhos. Está mais do que provado que a advocacia cearense tem competência e dedicação e não vai se deixar abater por essas dificuldades. Vamos à luta!”, destacou.