escolhidaA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) entregou, na manhã desta sexta-feira (04/09), carteiras a 55 novos advogados. A solenidade ocorreu na Escola Superior da Advocacia (ESA) e foi conduzida pelo presidente da Ordem, Valdetário Andrade Monteiro. Presentes ainda o tesoureiro da OAB-CE, Marcelo Mota, o diretor da Escola Superior da Advocacia do Ceará (ESA), Vanilo de Carvalho e o conselheiro Andrei Aguiar.

A tradicional “vermelhinha” é a carteira que possibilita o exercício da advocacia após aprovação no Exame de Ordem. Ao falar aos novos advogados, Valdetário Monteiro destacou as principais ações da Ordem para o fortalecimento da advocacia e apresentou o vídeo da nova sede, que está em construção e tem previsão de inauguração no dia 21 de dezembro. “Juntos construímos a advocacia que queremos. Na OAB Ceará não existem diretores, existem advogados, que atuam juntos para a evolução da advocacia cearense”.

O presidente destacou ainda a relevância do Exame de Ordem. “Viva para quem hoje está aqui, que estudou e lutou para passar no Exame”. Ressaltou ainda sobre a Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE) e o Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia.

Marcelo Mota, tesoureiro da OAB-CE, parabenizou os novos profissionais e destacou o momento de alegria e satisfação. “É uma conquista pessoal e familiar de extrema importância, que ficará guardada nas melhores lembranças”. Falou sobre a ESA, que desempenha papel de capacitação e qualificação e destacou os avanços estruturais da OAB Ceará nos últimos anos.

O diretor da Escola, Vanilo de Carvalho, explicou a infraestrutura da instituição, parabenizou os novos advogados e ressaltou a importância de todos atuarem pautados na ética.

O advogado Jorge Henrique Sousa da Frota disse que o momento “é um marco, o início de uma profissão muito importante. O Exame de Ordem é fundamental porque filtra os profissionais que vão servir e fazer parte de um quadro seleto”. Para o advogado William Magalhaes Lessa é a realização de um sonho. “Sonho com esse momento desde o início da faculdade. Poder exercer as prerrogativas da advocacia e as atividades da profissão no dia a dia é uma sensação muito boa. Sou totalmente favorável ao Exame de Ordem, pois acredito que seja um parâmetro necessário para o exercício da profissão”.