oab caririA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) instala, na noite desta sexta-feira (11), a Subseccional no Cariri Oriental, na cidade de Brejo Santo, a 520 km de Fortaleza. A solenidade será conduzida pelo presidente da Ordem, Valdetário Andrade Monteiro e contará com a presença do vice-presidente, Ricardo Bacelar, do secretário-geral, Jardson Cruz, do tesoureiro, Marcelo Mota, além de advogados e autoridades da região.

“A advocacia da região ansiava há muitos anos a interiorização da Ordem, para que os serviços prestados na Capital fossem levados ao interior. A instalação da subseção do Cariri Oriental é um trabalho de interiorização e valorização, aumentando a capilaridade da entidade e permitindo que ela, nas macrorregiões, possa atender a 100% dos municípios do Estado”, disse o presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro.

Para o vice-presidente da Ordem, Ricardo Bacelar, a inauguração da subseccional do Cariri Oriental “é um marco importante para a advocacia da região, pois permite maior capilaridade da OAB Ceará, uma instituição de destaque na defesa dos ideais de democracia e cidadania”.

O secretário-geral, Jardson Cruz, também destacou a iniciativa. “Momento de grande importância, pois faz parte do projeto da OAB Ceará de valorização da advocacia do Interior. Levar aos nossos colegas os mesmos serviços que temos na Capital. Estamos hoje alcançando uma de nossas metas, que é valorizar ainda mais os advogados de todo o Estado”, ressaltou.

O tesoureiro Marcelo Mota lembrou que a atual gestão tem desenvolvido ações para a ampliação da Ordem no Ceará. “Uma das bandeiras que a atual gestão impõe é o fortalecimento da advocacia no Interior. Tínhamos oito subseccionais e agora temos 15. A instalação de mais uma representa a ampliação da trincheira cívica da cidadania. Além de ambiente para capacitação e reunião, representa o fortalecimento da cidadania”, disse.

O presidente da Subseção, Armando José Basílio Alves também comemorou a iniciativa. “É um sonho antigo da advocacia da região e representa valorização e autonomia da advocacia do Interior”.

Abrangência

A Subseção da OAB Ceará no Cariri Oriental abrangerá os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras. A aprovação para sua instalação foi deferida pelo Conselho Pleno da Ordem, no dia 25 de junho.