Sala do AdvogadoA Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) entregou nesta quinta-feira, 3/9, mais uma sala de apoio ao exercício da advocacia em Fortaleza, desta vez, homenageando o advogado José Edson de Oliveira, falecido no primeiro semestre deste ano. A nova unidade, que funciona no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Faculdade Farias Brito, na Varjota, foi entregue durante solenidade que contou com a presença de diretores da OAB-CE, presidente Valdetário Monteiro, secretário geral Jardson Cruz e tesoureiro Marcelo Mota, do presidente da ESA, Vanilo Carvalho, e do superintendente geral da Organização Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante. Participaram ainda a titular do 25º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, juíza Icléa Aguiar Araújo Rolim, e familiares do homenageado, entre os quais, a viúva Antonia Maria Pinheiro de Oliveira, além de advogados e advogadas, professores e alunos da instituição de ensino.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, saudou a direção da Organização Farias Brito, na pessoa de Tales de Sá Cavalcante, pela iniciativa pioneira de abrigar a Sala do Advogado no Núcleo de Prática Jurídica. “A OAB-CE tem se preocupado em capilarizar seu apoio aos advogados e advogadas por meio da criação de novas subseções e do fortalecimento das subseções já existentes, além da criação e manutenção das Salas do Advogado em Fortaleza e no interior do Estado. Utilizando uma expressão do professor Paulo Bonavides, estamos espraiando a OAB-CE pelo sertão, serra e litoral do Ceará”, salientou, acrescentando que a Ordem já criou 162 salas do advogado em todo o Estado.

Valdetário Monteiro aproveitou para informar que na próxima semana será revitalizada a Sala do Advogado Antonio José da Costa, que funcionava na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), órgão do Governo do Estado. “Já acertamos tudo com a doutora Socorro França (controladora) e vamos dar apoio também aos colegas que militam na parte administrativa”, disse. Lembrou ainda a instalação das novas subseções no mês de setembro: Canindé, dia 9; Cariri Oriental, em Brejo Santo, dia 11; e Maciço de Baturité, dia 15. Ele destacou ainda o papel das instituições de ensino cearenses no desempenho dos aprovados no Exame de Ordem. Nos últimos 12 certames, o Ceará foi o estado com maior número de aprovados.

O presidente da OAB-CE lembrou também a trajetória do advogado homenageado, ressaltando que José Edson de Oliveira militou em regiões carentes do Estado, no caso, Vale do Jaguaribe e Sertão Central, tornando-se profissional conceituado e prestigiado pelas comunidades locais. “A homenagem que fazemos é um pouco do resgate da história do José Edson e agradeço à direção da Faculdade Farias Brito por permitir essa homenagem”, disse.

O superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, elogiou a atuação da OAB-CE, na pessoa de seu presidente e de seus diretores, na defesa do exercício profissional. “E posso falar isso porque acompanho o trabalho da OAB-CE de perto, já que temos curso de Direito”, salientou. Após também destacar a atuação do advogado José Edson de Oliveira, Tales entregou placa ao presidente Valdetário Monteiro em homenagem pelo Dia do Advogado.

Glauco Cidrack, coordenador do NPJ, disse que a Sala do Advogado é a prova de que a atual gestão da OAB-CE tem se preocupado em fornecer apoio, estrutura e logística para o exercício da advocacia no Ceará. “Por outro lado, a iniciativa demonstra que a Faculdade Farias Brito colabora para o acesso à Justiça, uma vez que abriga no NPJ o 25º Juizado Especial e uma sala da Defensoria Pública, além de contribuir para a formação acadêmica em Direito de seus alunos, que não precisam buscar extramuros locais para conviver com essas carreiras jurídicas”, destacou. Ele declarou ainda que a inauguração da Sala de Advogado entra para a história da instituição de ensino como marco de uma parceria que só tende a se fortalecer.