Diversidade sexualA Comissão de Combate à Homofobia e Proteção da Diversidade Sexual da OAB-CE participou, nesta semana, de importantes eventos do calendário da Diversidade LGBT de Fortaleza. Na última quarta-feira, 7, a secretária geral, Lilian Viana, representou a Comissão na reunião de organização da 16º Parada da Diversidade de Fortaleza, que acontecerá dia 1º de novembro, na praia de Iracema, com o tema: “Retroceder jamais, somos famílias! Exigimos Estado laico e direitos iguais”.

Na ocasião, Lilian falou sobre a importância da Parada da Diversidade e afirmou que “o evento é, acima de tudo, um ato político, onde todos e todas que prezam e militam na luta por igualdade de direitos têm vez e voz. É um chamado de uma determinada camada da sociedade que quer ver seus direitos e garantias enquanto indivíduos assegurados”. Segundo a advogada, a Parada da Diversidade é um momento de dizer não ao preconceito, às mentes segregadoras e aos atos discriminatórios.

Outro momento importante e que teve a presença da OAB-CE, por meio da Comissão, foi a reunião para tratar dos procedimentos da III Conferência Municipal LGBT que ocorrerá em Fortaleza, no mês de novembro. O coordenador da Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura de Fortaleza, Jorge Pinheiro, esteve presente ao evento, além de outras entidades que apoiam o movimento.

Para a secretária geral, Lilian Viana, todos os movimentos e conferências são extremamente importantes e fortalecem a busca pela igualdade de direitos para a comunidade LGBT. “Retroceder não é e nunca será uma opção”, diz.