oab.cidmarconi (6 de 9)O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, esteve presente, na noite dessa sexta-feira (16), na solenidade de entrega da Medalha Boticário Ferreira ao desembargador Federal Cid Marconi Gurgel de Souza. A solenidade contou ainda com a presença de familiares do homenageado, do secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz e do tesoureiro, Marcelo Mota, além de vereadores demais autoridades políticas e jurídicas.

“O homenageado ocupa um cargo relevante para a advocacia e para o Poder Judiciário. Como desembargador Federal representa a vaga da advocacia pelo Quinto Constitucional, e pela primeira na história a OAB Ceará pode contar com representante cearense na 5ª Região. A Medalha é o reconhecimento de um trabalho árduo de muitos anos e que contribui para o universo jurídico do nosso país”, disse o presidente da Ordem cearense.

O homenageado agradeceu a iniciativa e disse estar orgulhoso. “Muito me orgulha voltar a esta Casa, agora na condição de homenageado desta comenda tão importante, que jamais imaginei receber. Recebo com humildade, alegria e muita honra”.

O secretário geral, Jardson Cruz, ressaltou que “a homenagem honra a advocacia do Ceará e a OAB Ceará. Parabenizamos o jurista, um profissional de renome, que representa para nós motivo de grande orgulho”. Marcelo Mota, tesoureiro da OAB-CE também elogiou o homenageado e disse que a iniciativa representa o reconhecimento do trabalho do desembargador.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho, também elogiou o magistrado. “Exemplo de homem público, um cidadão que muito nos honra pelo seu perfil, história profissional e competência. É uma satisfação para esta Casa ter contado com a sua contribuição como vereador. Hoje serve com competência, talento e respeito ao Poder Judiciário”.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Iraguassu Teixeira, que destacou a trajetória profissional do agraciado. “Competente desembargador, que contribuiu com a política do nosso Estado e hoje desempenha papel extremamente relevante no Poder Judiciário, com grandeza e generosidade. É uma gratidão prestar essa homenagem”, disse. O vereador Alípio Rodrigues disse que o homenageado deixou legado importante na Câmara Municipal quando atuou no legislativo durante dois mandatos. “É um reconhecimento dessa casa pelo trabalho e dedicação à cidade de Fortaleza”.

A medalha

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços à coletividade e dedicação ao serviço público. O nome da honraria homenageia Antônio Rodrigues Ferreira, político que se destacou como administrador quando exerceu o cargo de prefeito de Fortaleza, de 1843 a 1859.