robertaNo dia 15 de outubro, data em que no Brasil é comemorado o Dia do Professor, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) homenageia uma das profissões mais importantes para a sociedade. Como parte do desempenho da sua função social, a Ordem estimula e incentiva o magistério aliado à advocacia. Desde o ano de 2013, advogados que também são professores têm desconto de 25% na anuidade, de acordo com a Resolução nº 001/2013.

A secretária adjunta da OAB Ceará, Roberta Vasques, que leciona há 11 anos no curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), disse ter orgulho da profissão. “Tenho satisfação imensa em ser professora e advogada. Não é fácil unir as duas profissões, mas é muito gratificante poder lecionar e advogar e me sentir, pela primeira vez, excepcionalmente valorizada pela instituição que me representa que é a OAB Ceará”.

Roberta Vasques ressaltou que o desconto na anuidade concedido pela Ordem é um estímulo para que advogados que também são professores possam desempenhar as duas profissões e estar em dia com a Instituição, além de poder participar dos inúmeros cursos de reciclagem jurídica que a OAB promove por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA).

“O advogado, que também é professor, se sente mais próximo da Ordem. Exercer essas duas profissões só é possível com muito amor. O estímulo que a OAB-CE oferece, motiva o profissional a seguir e ultrapassar as dificuldades. É a paixão que move a advocacia e o magistério”, disse.

A secretaria adjunta destacou ainda o papel da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Ceará, formada por professores, onde são debatidas as grandes dificuldades do ensino jurídico. “É um reconhecimento da importância do magistério, uma profissão tão sofrida, mas que a Ordem valoriza, mostra a sua relevância e discute seu papel para a sociedade”.

História

A origem do Dia do Professor no Brasil data de 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas “escolas de primeiras letras”. Mas foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores – o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro.

A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. A data, no entanto, foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar.

(Com informações do portal Brasil Escola)