out rosaA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) apoia a campanha internacional Outubro Rosa. O movimento visa esclarecer a população sobre a prevenção, combate e enfrentamento ao câncer de mama.

Para o presidente da Ordem cearense, Valdetário Andrade Monteiro, é importante a conscientização de homens e mulheres sobre a doença. “A OAB-CE defende o fortalecimento das políticas públicas e ao apoiamos a causa esperamos difundir informações para toda a sociedade a respeito da prevenção, que é uma forma bastante eficaz de combater o câncer de mama”.

O vice-presidente, Ricardo Bacelar disse que “o Outubro Rosa é um movimento de muita importância para a saúde pública brasileira e todas as instituições públicas e privadas têm que apoiar, divulgar e enviar informações à sociedade sobre a importância da prevenção”.

O secretário-geral, Jardson Cruz ressaltou a campanha “de suma importância, principalmente no caráter preventivo da doença, que tem, infelizmente, altos índices de mortalidade. O apoio da Ordem à causa visa alertar as mulheres com relação à doença e também é um alerta para que os órgãos estatais disponham de políticas públicas mais eficazes”.

A secretária-adjunta, Roberta Vasques também destacou a importância das ações preventivas. “A OAB Ceará aderiu ao movimento internacional e a importância de se abraçar essa causa é a contribuição à prevenção e ao enfrentamento da doença, que, quando tratada a tempo tem cura e pode salvar vidas. A iniciativa fortalece as políticas públicas e a Ordem, ao apoiar, desperta na sociedade ações preventivas, como o autoexame”.

O tesoureiro Marcelo Mota disse que “com o apoio, a Ordem espera contribuir para a divulgação de informações para que todas as pessoas tenham consciência sobre a doença e busquem a prevenção”.

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões e a causa mais frequente de morte. Aproximadamente 13 mil mulheres morrem no país vítimas da doença.