oab.cearapacifico.gov.palacio (9 de 12)O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, participou, na manhã desta sexta-feira (9), da primeira reunião do Comitê Permanente de acompanhamento das ações e projetos do Pacto por um Ceará Pacífico. O encontro, conduzido pelo governador Camilo Santana, ocorreu no Palácio da Abolição.

“Os índices de segurança pública no Estado do Ceará alcançaram patamares inadmissíveis. A reunião de esforços entre o poder público e a sociedade civil é primordial para aclarar novos caminhos de políticas públicas eficazes no combate à violência e a diminuição do número de homicídios”, disse Ricardo Bacelar.

O Pacto por um Ceará Pacífico abrange programas e ações voltados para a prevenção da violência e redução da criminalidade no Estado; O objetivo é construir uma cultura de paz e, todo o território cearense por meio de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública.

A meta da iniciativa é melhorar o contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento da população mais vulnerável e o enfrentamento da violência.

Participaram ainda a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Iracema do Vale, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de secretários de Estado e integrantes da sociedade civil e instituições de iniciativa privada.