edilmarA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) se solidariza com amigos e familiares pela morte do jornalista e advogado Edilmar Norões (OAB nº 2114), na manhã desta terça-feira (20). A Ordem cearense manifesta seu luto e pesar, ao tempo que lamenta a perda irreparável para o cenário jornalístico e jurídico do Estado de um homem visionário e empreendedor, que viveu à frente do seu tempo durante toda a sua trajetória profissional. O velório será a partir das 14h, na Ethernus (Rua Padre Valdivino, 1688). O sepultamento será nesta quarta-feira (21), às 11h, no Parque da Paz.

“A advocacia cearense está de luto e solidária à família da grande personalidade que foi Edilmar Norões. Um homem que dedicou a maior parte da sua vida ao rádio e à televisão, cuja contribuição para a construção da imprensa no Estado foi crucial. Profissional dedicado à sua profissão, com compromisso e ética, deixará saudades e exemplo de conduta a ser seguido”, disse o presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro.

Para o vice-presidente, Ricardo Bacelar, “o Ceará perde um grande personalidade, jornalista e advogado. Um homem de rara inteligência, grande comunicador e exímio comentarista político. Edilmar foi um homem que transcendeu seu tempo sendo uma personalidade querida por todos”.

O secretario geral, Jardson Cruz também disse que “o jornalismo do Ceará perde uma grande personalidade. Ele, que foi um dos precursores do jornalismo político do Estado e sempre teve conosco uma grande amizade. O barbalhense, nosso colega advogado, deixa, portanto, grande lacuna no cenário cearense”.

Roberta Vasques, secretária ajunta, ressaltou que “a advocacia lamenta e se solidariza com a família e amigos. O Estado perde um grande homem, profissional comprometido e que contribuiu muito para a comunicação. Dedicado e honesto, deixará saudades e exemplo a ser seguido”.

O tesoureiro, Marcelo Mota, disse que “o Estado perde uma das personalidades mais importantes para a imprensa. Um homem ético, profissional dedicado totalmente à família, um exemplo de vida a ser seguido, pela conduta e moral. Nossos sinceros sentimentos à família e amigos e profundo pesar pela irreparável perda”.

O conselheiro da OAB Ceará, Leandro Vasques, disse que “Edilmar Norões representa a história da comunicação que se confunde com a própria vida. Homem de envergadura moral, exemplo modelar de profissional da comunicação, que deixará uma lacuna imensa no cenário cearense. Advogado de uma turma de várias figuras exponenciais, figura na constelação dos grandes nomes da comunicação do Estado. Nossas condolências à família e à comunicação alencarina que está de luto”.

Edilmar Norões começou sua carreira no Crato, como locutor na Rádio Araripe, em 1955. Dois anos depois mudou-se para Fortaleza para cursar a Faculdade de Direito. No mesmo ano ingressou na Rádio Verdes Mares e jornal Tribuna do Ceará. Em 1970 participou ativamente da implantação da TV Verdes Mares e Rádio Verdes Mares em Fortaleza.

Era colunista político do jornal Diário do Nordeste desde 1981, diretor da TV Diário, diretor-geral de Programação da Rádio Verdes Mares FM/AM e da TV Verdes Mares. Era Conselheiro Nacional da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e vice-presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT). Ocupava a cadeira 3 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.