IACO Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) deu posse a mais cinco membros, em solenidade realizada na última quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa. Os empossados foram o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, o conselheiro da Ordem, Bruno Queiroz, e os advogados Cid Carvalho, Vitor Rola e Neuzemar Gomes de Moraes. A solenidade foi prestigiada por diversas personalidades do meio jurídico cearense, a exemplo do procurador geral do Estado, Juvêncio Viana.

O presidente do IAC, João Gonçalves de Lemos, destacou que o Instituto recebeu a missão de organizar a OAB-CE e ressaltou a importância do exercício profissional da advocacia. “Segundo o jurista Rui Barbosa, legalidade e liberdade são as tábuas do advogado. Portanto, é certa a indispensabilidade do advogado na administração da justiça, como determina o artigo 133 da Carta Magna”, disse.

O secretário-geral da OAB-CE, Jardson Cruz, esteve presente ao evento e saudou os novos membros do Instituto. “É com muita honra e responsabilidade que eu saúdo os novos sócios que neste dia se apresentam após breve indicação. O IAC, fundado em 1931, nascido da militância jurídica e intelectual de bravos cearenses, em um momento de autoritarismo em nosso Estado, fez surgir a OAB-CE. O IAC é uma gloriosa entidade”, afirmou.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, ressaltou a importância de fazer parte do Instituto, salientando que “é uma entidade tradicional e que albergou os maiores juristas do Estado”. Ricardo Bacelar, além de advogado, é músico e compositor e tem importante atuação na seara jurídica, bem como no campo das artes.

“É motivo de grande honra fazer parte do instituto, que presta importantes serviços à comunidade jurídica. Para mim, que sou relativamente jovem, isso é mais relevante ainda”, afirmou Bruno Queiroz, advogado criminalista e professor de Direito Penal.