oab.ouvidoria (1 de 2)A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) empossou, na última sexta-feira (2), o advogado Roberto Victor Pereira Ribeiro como Ouvidor Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA). A solenidade ocorreu na sede da OAB-CE e contou com a presença do presidente da Ordem, Valdetário Andrade Monteiro, do secretário-geral, Jardson Cruz, e do diretor executivo da ESA, Vanilo de Carvalho.

Roberto Victor destacou que o objetivo de ingressar na ESA é cooperar nas missões institucionais, favorecendo a visão para a educação. “Como professor por formação e atividade, não posso me privar de lutar por uma primazia de excelência na formação dos colegas advogados e advogadas”, afirmou. O ouvidor salientou que o intuito é possuir a estatura profissional e acadêmica para cumprir a nobre missão a ele designada pelo presidente Valdetário Monteiro.

O diretor executivo da ESA, Vanilo de Carvalho, ressaltou que a ouvidoria busca a viabilização, o bem estar e a satisfação dos advogados e advogadas que procuram a instituição, “mesmo que, para tanto, a diretoria tenha que, às vezes, repensar uma decisão tomada”. Vanilo acrescentou, ainda, que a história da relação ESA/aluno mostra que sempre o aluno é atendido nas suas demandas. “Todos são beneficiados: ESA, diretoria e sociedade”, disse. O diretor complementou que, “assim, se espera que essas partes, por intermédio da ouvidoria, encontrem o ponto de equilíbrio”, finaliza.

O ouvidor Roberto Victor, atualmente, é professor da Faculdade Farias Brito, sendo responsável pelo departamento de Direito Processual; leciona na mesma Instituição, no Curso de Administração, que tem a chancela da Fundação Getúlio Vargas; tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público; autor de diversos artigos publicados em livros, revistas e jornais nacionais; membro e secretário executivo da Academia Cearense de Letras Jurídicas; membro do Instituto dos Advogados do Ceará; e editor da coluna Direito & Arte da Revista Visão Jurídica.

O advogado também é autor dos livros “O Julgamento de Jesus Cristo sob a Luz do Direito, Ed. Pillares 2010; “O Julgamento de Sócrates sob a luz do Direito”, Ed. Pillares, 2012; “Questões Relevantes de Direito Penal e Processo Penal”, Ed. LEX/Magister,, 2012 e Manual de História do Direito, Ed. Pillares, 2014. Advogado e Escritor.