OAB_Entrega de carteiraA Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) realizou, na tarde desta quinta-feira (1), solenidade de entrega de carteiras a 36 novos advogados e advogadas do Ceará. O momento contou com a participação da diretoria da Ordem, conselheiros seccionais, bem como familiares e amigos dos novos profissionais. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, iniciou a solenidade dando boas vindas aos novos integrantes, e ressaltando que “os novos advogados ingressam em uma grande família, talvez a maior família do Ceará, pois já somos 33 mil advogados”.

“A OAB-CE existe para ajudar vocês no exercício profissional, e é importante que vocês contem conosco”, a afirmativa fez parte do discurso do presidente, que acrescentou a construção de salas de apoio ao advogado, centenas de cursos na Escola Superior de Advocacia, bem como a construção da nova sede da Ordem como melhorias para a advocacia. Segundo ele, esse investimento na estrutura e infraestrutura da instituição é para que o advogado seja apoiado pela entidade, onde ele estiver.

O tesoureiro da Ordem, Marcelo Mota, afirmou que “hoje é o nascimento de vocês para a advocacia, o dia em que vocês integram uma família de 33 mil colegas. Vocês integram a casa da advocacia e da cidadania”. Marcelo Mota destacou que a instituição tem estruturado a Ordem, por meio de instalação de salas de apoio, inauguração de subsecções e estacionamentos gratuitos.

Na ocasião, Mota também ressaltou que a OAB-CE trabalha na qualificação e capacitação dos advogados, uma vez que a ESA disponibiliza diversos cursos para o exercício profissional. Além disso, o tesoureiro acrescentou que essa capacitação está atrelada à redução da anuidade, pois os advogados que participam de cursos oferecidos pela Ordem têm descontos na anuidade do ano seguinte.

Para o diretor executivo da ESA, Vanilo de Carvalho, em tempos de crise não só econômica, mas de valores, de ética e de falta de conhecimento, o que está sempre paralelo a isso, é o parecer do advogado ou advogada. Mas, segundo ele, para se exercer a profissão com segurança e altivez, é preciso se preparar para a carreira profissional. “A ESA se desenvolveu de forma extraordinária. É crescente o número de advogados e advogadas que se inscrevem nos cursos de capacitação”, ressaltou.

Vanilo aproveitou o momento para convidar os presentes a participarem do lançamento do projeto “Núcleo do Advogado Empreendedor”, na próxima terça-feira (6), às 18h, no auditório da faculdade Ari de Sá. No evento, será discutido o planejamento da carreira profissional.