ESA_Curso preparatórioA Escola Superior de Advocacia (ESA), braço educacional da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (OAB-CE), deu início ontem à noite à 35ª edição do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia. A aula de abertura foi ministrada pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, que fez questão de dar um caráter mais coloquial ao evento. “Na verdade, não é uma aula, é mais uma troca de experiências com o objetivo de aperfeiçoar a atividade profissional de advogados e advogadas em início de carreira”, pontuou.

Na conversa com os participantes do curso, Valdetário Monteiro expôs noções não só de gestão empresarial de escritórios de advocacia como também conceitos relacionados ao marketing pessoal. “Na grande maioria dos casos, o advogado ou a advogada é o próprio negócio em si e para isso têm que se apresentar da melhor forma possível, demonstrando conhecimento e divulgando suas aptidões profissionais de maneira competente”, ressaltou, acrescentando que internet é uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade.

Segundo ele, o profissional precisa também estar antenado à realidade que o cerca, não só em relação ao direito mas também à economia e à política. “Mesmo com o grande número de advogados existentes hoje em Fortaleza, o mercado de trabalho é amplo, não só na capital mas principalmente no interior do Estado. Mas só quem vai alcançar o sucesso é o advogado ou advogada que agregar valor à sua atuação profissional. Sem isso, ele ou ela será apenas mais um no mercado”, vaticinou. Ele lembrou as 63 comissões temáticas da OAB-CE como ferramentas de difusão de conhecimento e de envolvimento com setores representativos da sociedade civil, além de seu caráter de prestação de serviços à comunidade.

Valdetário Monteiro informou que, ao realizar os cursos preparatórios, a ESA pretende também mostrar todo o seu potencial educacional. “Na verdade, esse curso é a porta de entrada para um universo de possibilidades que a ESA propicia, seja por meio de cursos presenciais ou telepresenciais, além de pós-graduação e mestrado. Tudo isso feito com o objetivo de aperfeiçoar e expandir o conhecimento de advogados e advogadas”, ressaltou.

Ao se referir ao Poder Judiciário cearense como “a maior dificuldade que os advogados encontram no seu dia-a-dia profissional”, Valdetário Monteiro relacionou as lutas da OAB-CE em prol de uma justiça mais acessível e democrática para todos. Entre essas lutas, Valdetário citou ações civis públicas,como a que exige a contratação imediata de servidores concursados e a que é contra o confisco do tributos judiciais pelo Governo do Estado, além de diversas audiências públicas, como a que contou, por exemplo, com a presença do Ouvidor Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A ESA está funcionando provisoriamente à avenida Desembargador Moreira, 2355-B, ao lado do Colégio Santo Inácio.