A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Ceará (OAB-CE), Ana Karina Correia, participou, na última segunda-feira (9), de reunião com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para debater políticas públicas em prol da causa animal. O encontro ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de representantes de organizações não-governamentais, estudiosos, representantes da sociedade civil e entidades de classe envolvidas com o tema.
Entre os pontos acordados na reunião estão a criação de uma rede de protetores para o Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, com representantes da Prefeitura de Fortaleza e protetores voluntários; a extinção de vaquejadas e rodeios em Fortaleza e da tração de animais de cargas, além de disponibilizar recursos para o castramóvel, que é um carro que irá circular na cidade, a fim de realizar a castração de animais gratuitamente.
Para Ana Karina, a reunião trouxe muitos avanços. “Apesar da pauta extensa, conseguimos tratar dos principais temas como castração gratuita, hospital público veterinário, chipagem, vacinação contra Leishmaniose e coleiras Skalibur (que previne a doença), Delegacia Especializada em Crimes contra Animais, situação do zoológico Sargento Prata, legislação local contra maus tratos, proibição de carroças, entre outros”, disse.
A advogada afirma que “a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE continua a postos para colaborar com o poderes legislativo e executivo, com as ONGs e com a sociedade em geral, para o cumprimento do mister institucional constitucionalmente estabelecido para todos nós relativo aos animais não humanos”.
(Com foto do site da Prefeitura de Fortaleza)