oab.DrVanilo (1 de 1)-3 (1)_esaA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), firmou convênio com Instituição Education First para oferecer curso de inglês jurídico para advogados e advogadas. A capacitação poderá ser feita de forma presencial e virtual, além da possibilidade de aulas em uma das várias escolas pelo mundo. As inscrições devem começar em janeiro.

“Tornou-se assim imprescindível ao moderno advogado e principalmente ao estudante que está ingressando na carreira jurídica saber inglês. Seu papel dentro de uma corporação ou perante o cliente que representa deixou de ser o de um técnico capaz de aplicar e interpretar leis. O profissional do Direito hoje deve ter uma atuação multifuncional, o que inclui nas suas habilidades básicas conhecer o Inglês técnico dentro da sua área de atuação e ser capaz de comunicar-se nesse idioma de forma eficaz”, disse o diretor executivo da ESA, Vanilo de Carvalho.

“O mundo globalizado trouxe a imposição de mudança de mentalidade mais aberta e atenta às diretrizes e demandas internacionais. Passando-se, obviamente, pelo aprendizado e uso do inglês. Hoje, mais do que nunca na história, precisarão dele quando forem exercer seu ofício. A OAB Ceará entende que não pode mais existir um advogado que não saiba falar inglês e inglês jurídico”.

Ainda segundo o diretor, nos últimos anos houve aumento significativo no número de contratos internacionais em inglês que passaram a ter uma presença maior na atividade profissional de advogados, tornando-se uma importante ferramenta de trabalho, e diferencial significativo.

“Instrumentos contratuais em inglês, tanto financeiros como comerciais, são documentos de extrema importância no âmbito do discurso jurídico-empresarial, pois celebram desde acordos entre pequenas ou médias empresas até complexas transações internacionais”, disse.