oab.caravanasocial (1 de 1)Dona Luzanira Ferreira dos Santos, de 65 anos, há tempos guardava uma dúvida sobre o benefício de sua aposentadoria. Hoje, finalmente ela conseguiu solucionar a questão durante a VII Caravana Social. Iniciativa da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), o evento se estende até 16h desta sexta-feira (27), na Praça da Justiça Federal, no Centro.

O objetivo é esclarecer à sociedade os direitos e deveres dos segurados e contribuintes da Previdência Social. Outra pessoa que conseguiu solucionar sua dúvida foi o assistente administrativo, Vitor Moura. “Interessante porque muitas pessoas querem saber alguma coisa sobre benefícios da aposentadoria, mas como não leigos, não entendem. Por isso, foi uma excelente ideia a OAB vir aqui, transmitir essas informações e orientar as pessoas. Consegui solucionar minha dúvida e para mim serviu como orientação”, disse.

“A OAB-CE tem papel social muito importante. Além de ser a casa da advocacia, também é a casa da cidadania. Esse movimento feito pela Comissão de Direito Previdenciário por seguidas vezes ao longo da gestão permite que a população tenha atendimento, e, com isso, conheça seus direitos”, disse o presidente da Ordem cearense, Valdetário Andrade Monteiro.

Ao todo, são 25 advogados à disposição da população de forma gratuita. O presidente parabenizou e destacou também “o trabalho louvável da Comissão, que tem prestado auxílio à população carente, para poder usufruir de algo que já é pago na conta tributária”.

oab.caravanasocial (1 de 1)-2A presidente da Comissão, Regina Jansen, também falou sobre a iniciativa. “Muito importante a participação da dona de casa, do empregado doméstico, do empresário, de todos aqueles que queiram esclarecer dúvidas sobre os benefícios previdenciários. É a OAB Ceará cumprindo o seu papel social, esclarecendo e solucionando duvidas por meio de um trabalho voluntário”, disse.

Jaebert Correia, advogado e membro da Comissão, disse ser gratificante poder “trazer a OAB-CE para mais próximo da população, fornecendo esse serviço de forma gratuita e orientando as pessoas sobre os benefícios previdenciários”. A iniciativa também foi elogiada pela servidora da Justiça Federal, Carla Patrícia. “Um trabalho muito relevante, que precisa ser repetido outras vezes. Atuamos no Juizado Especial e atendemos muitas pessoas que têm dificuldade de entender a legislação previdenciária. Por isso, a Caravana é uma iniciativa fantástica e nós ficamos muito felizes em poder contribuir também”.

A VII Caravana Social conta com a parceria da Justiça Federal, do Exército e do INSS, por meio do Programa de Educação Previdenciária.