foto_penitencA Comissão de Direito Penitenciário da OAB Ceará, representada pelo advogado Carlos Alberto Macêdo, participou, na última sexta-feira (11), do projeto “O Pão de Cada Dia”, cujo objetivo é gerar trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curso ocorreu na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

O projeto é coordenado pelos professores da Faculdade Estácio FIC, Lucia Holanda e Márcio Vitor Albuquerque, presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-CE, e três alunas bolsistas. Na ocasião a iniciativa ofertou curso para 30 presos e egressos do sistema penitenciário do Ceará, objetivando a inclusão no mercado de trabalho e uma alternativa de fonte de renda. Ao final, a Sejus emitiu um certificado de participação e formação profissional.

penitecNa capacitação é utilizada matéria prima de fácil acesso e baixo custo, o que proporciona oficio viável e rentável. “O curso é de extremo valor, pois possibilita transformar por completo a vida de quem está em situação de vulnerabilidade social, gerando expectativa de que, com o aprendizado de um novo oficio o mesmo poderá ter uma atividade profissional e consequentemente uma fonte de renda”, disse o presidente da Comissão da OAB-CE, Márcio Vitor. Ainda segundo ele, a intenção é expandir o projeto para 2016 de modo que outros egressos e internos do sistema penitenciário cearense possam ter outras possibilidades de ressocialização.

Estavam presentes também o diretor do Departamento Penitenciário, Renato Devitto; o secretário adjunto da Sejus, Sandro Camilo, e a representante da Cispe, Cistiane Gadelha.