esa1A Escola Superior de Advocacia (ESA) entregou, na manhã desta segunda-feira (21), a Comenda Valmir Pontes a quatro personalidades do meio jurídico cearense: o advogado e conselheiro nacional do Ministério Público, Leonardo de Carvalho; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Roberto Machado; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-CE), Emanuel Furtado e o advogado e conselheiro da OAB Ceará, Moaceny Félix Filho.

Presente à solenidade, o tesoureiro da Ordem cearense, Marcelo Mota, elogiou a iniciativa. “É com muito orgulho que essa comenda homenageia grandes personalidades jurídicas, profissionais que efetivamente contribuem para o engrandecimento da advocacia e da comunidade jurídica cearense”.

“É com muito carinho e alegria que recebo esse prêmio porque a ESA tem realizado um trabalho esplêndido ao oportunizar o aperfeiçoamento de advogados e advogadas. A instituição tem desenvolvido papel fundamental na capacitação da advocacia cearense e essa homenagem nos dá mais responsabilidade em continuar nosso trabalho na advocacia e no Conselho Nacional do Ministério Público”, disse Leonardo de Carvalho.

O diretor da ESA, Vanilo de Carvalho, ressaltou que a comenda representa um reconhecimento. “É a valorização que nessa gestão a instituição tem feito pelo conhecimento que se traduz nos intelectuais do Direito. Essa homenagem que prestamos aqui é a tradução de um reconhecimento para prestigiar a ajuda, o apoio e a dedicação que eles tiveram com a instituição”.

Moaceny Félix Filho ressaltou que a honraria “representa uma grande responsabilidade de levar adiante todo o patrimônio, acervo e vida dedicados à cultura jurídica e às instituições, bem como à defesa da democracia, do regime republicano e da sociedade”.

A coordenadora da ESA, Patrícia Machado, representando o desembargador Roberto Machado, disse que o homenageado está “muito feliz pelo reconhecimento porque foi professor da ESA desde o início de forma voluntária. Esse momento é o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação, zelo e amor”. Representando o desembargador Emanuel Furtado esteve o advogado Moabi Saldanha.

Presente à solenidade, o advogado Waldyr Xavier, ressaltou ser “um coroamento de trajetórias jurídicas de grandes nomes do nosso cenário jurídico estadual e nacional. A premiação é de um grande contributo que esses nomes prestaram ao conhecimento jurídico do nosso estado e país. A advocacia está em festa porque pode celebrar os destaques do seu contexto jurídico”.

A comenda Valmir Pontes homenageia juristas cearenses de destaque na área acadêmica com importante atuação na construção da história da ESA.

ESA firma convênio com a Academia Brasileira de Letras Jurídicas

esa2A Escola Superior da Advocacia do Ceará (ESA) firmou, nesta segunda-feira (21), convênio de cooperação institucional com a Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABC Juris). O objetivo da parceria é somar esforços em prol da implementação de cursos na área jurídica, na modalidade por extensão, palestras, congressos.

Além disso, o convênio objetiva também incentivar a pesquisa acadêmica e o lançamento de livros e periódicos. “Mais uma importante iniciativa para que possamos oferecer cursos de capacitação constantes para os advogados e advogadas cearenses, no sentido de aperfeiçoar o trabalho e a comunidade jurídica”, ressaltou o diretor executivo da instituição, Vanilo de Carvalho.