premio estudantesA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) entregou, nesta sexta-feira (18), os prêmios para os alunos das escolas públicas que venceram o II Concurso de Produção Literária sobre Direitos Humanos e Leitura Dinâmica. Os estudantes receberam a premiação das mãos do presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; do vice-presidente, Ricardo Bacelar e do tesoureiro, Marcelo Mota.

Participaram do concurso 160 escolas da rede pública municipal, em duas categorias: leitura e redação. Ao todo, a Ordem cearense disponibilizou R$ 18 mil em premiação. O primeiro lugar de cada categoria recebeu R$ 5.000,00; o segundo lugar recebeu R$ 3.000,00 e o terceiro lugar ganhou R$ 1.000,00. A competição teve como objetivo incentivar a leitura e a produção textual, além de disseminar a conscientização de jovens sobre seus direitos e garantias fundamentais.

“Temos fomentado muito a participação das nossas comissões no envolvimento com o cidadão e com a coletividade. Esse é mais um passo nesse sentido, fomentando a leitura, a redação e a dinâmica nas escolas com um prêmio de valor considerável. A OAB-CE cumpre esse papel trazendo os estudantes da rede pública para uma boa iniciativa, incentiva de redação e leitura, incentivando o estudo, o desenvolvimento e o crescimento pela educação”, destacou o presidente Valdetário Monteiro.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, também destacou a relevância da iniciativa. “É importante incentivarmos esses jovens. Uma forma de fomentar o interesse deles em matéria de direitos humanos e incentivar os estudos para que consigam trilhar o melhor caminho para vencer na vida e alcançar seus ideais”, disse.

O tesoureiro da Ordem, Marcelo Mota, destacou o papel social da iniciativa. “A OAB cumpre uma missão institucional muito importante ao incentivar o jovem a produzir e a estudar. Foi um concurso que mobilizou vários estudantes com nível muito bom, e hoje estamos satisfeitos em entregar essa premiação, neste momento de formação educacional, e por isso precisam ser incentivados”.

O estudante Hebert Ferreira, primeiro lugar em leitura dinâmica disse estar honrado com a premiação. “Uma grande honra como aluno da rede pública poder participar de um evento da OAB Ceará. Uma prova de que o ensino público está evoluindo e se expandindo, dando oportunidades para os jovens que se interessam por um futuro melhor, aqueles que são dedicados e sabem aproveitar as oportunidades”.

Vanessa Pereira Lopes, primeiro lugar na categoria redação disse estar feliz pela conquista. “É uma honra e a realização de um sonho. Quero ser advogada e receber esse prêmio da OAB Ceará é um sonho e uma conquista para a escola pública, que está cada dia mais conseguindo seu espaço, pois quem faz a escola é o aluno”.

Sara Costa Lima, segundo lugar na categoria redação ressaltou ser “uma vitória para mim e para a escola pública porque sabemos que somos capazes. Quando a gente quer, a gente consegue, basta ter foco”.