pacto por um cearaO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro participou, na manhã desta sexta-feira (11), da reunião do Comitê Permanente de acompanhamento das ações e projetos do Pacto por um Ceará Pacífico. O encontro, conduzido pelo governador Camilo Santana, ocorreu no Palácio da Abolição.

Na ocasião, Valdetário Monteiro apresentou a obra “Geopolítica da Violência Urbana: Diagnóstico Multifacetado e Propostas Sistemáticas para a Segurança Pública do Ceará”, de autoria do advogado Laécio Noronha, lançada na noite dessa quinta-feira (9), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

O livro traz 345 propostas para a segurança pública do Ceará, e é resultado do Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência, lançado pela OAB Ceará em 2014.

O presidente da Ordem cearense apresentou as propostas do livro, disse que o advogado Marcelo Mota, recém-eleito presidente da OAB-CE para o triênio 2016-2018 dará continuidade ao trabalho e agradeceu o apoio do governador Camilo Santana. Na oportunidade, a ex-procuradora geral do Estado, Socorro França parabenizou Valdetário Monteiro pela gestão à frente da Seccional do Ceará.

Ao final, o presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB Ceará, Márcio Vitor, representou o presidente da Ordem cearense no evento.
O Pacto por um Ceará Pacífico abrange programas e ações voltados para a prevenção da violência e redução da criminalidade no Estado; O objetivo é construir uma cultura de paz e, todo o território cearense por meio de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública.

A meta da iniciativa é melhorar o contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento da população mais vulnerável e o enfrentamento da violência.

Participaram ainda a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Iracema do Vale, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de secretários de Estado e integrantes da sociedade civil e instituições de iniciativa privada.