mm discursandoO advogado Marcelo Mota foi empossado presidente da OAB Ceará em solenidade nesta sexta-feira (1º). No primeiro discurso, o novo dirigente da Seccional cearense disse que a diretoria empossada ao seu lado terá grandes desafios pela frente.

“Temos acima de tudo a missão de disseminar a cultura jurídica para que a democracia seja estabelecida. É uma missão difícil. São muitos os desafios, principalmente porque temos no Ceará um Judiciário moroso e ineficiente”, disse.

O novo presidente da OAB-CE, no entanto, disse estar preparado para o trabalho que o espera.  “É um desafio e uma honra ao mesmo tempo. Adquiri experiência não só enquanto advogado, mas participando do dia a dia da Ordem quando fui membro de comissão, conselheiro e diretor tesoureiro. Convivi com uma diretoria maravilhosa, aprendi e vi o dia a dia da advocacia, as demandas administrativas e o que a nossa instituição representa”, lembrou.

juramentoAo discursar pela primeira vez como presidente da Seccional cearense, Marcelo Mota agradeceu à família pelo apoio. “Sem o suporte familiar não estaria aqui hoje. A minha família é o meu porto seguro, pessoas que enchem o meu coração de amor. Esse momento eu dedico a vocês”, destacou.

O novo presidente também agradeceu ao advogado Valdetário Andrade Monteiro, a quem sucede na presidência da OAB-CE. “Aprendi com ele a realizar com paixão e determinação tudo o que se fez aqui nessa instituição. Foi um prazer trabalhar ao seu lado”.

Marcelo Mota lembrou ainda a necessidade de estabelecer diálogo com o Poder Judiciário para que se tenha uma justiça mais célere. “Temos um déficit de 109 cargos de magistrados, a maioria dos servidores lotados no Interior são praticamente cedidos de prefeituras e câmaras municipais. Não podemos mais em 2016 continuar assim. Temos a oportunidade de junto com a presidência do Tribunal de Justiça fazer um pacto para que possamos ter um Judiciário melhor e mais eficaz”.

A respeito da nova sede, o presidente recém-empossado lembrou ter a missão de finalizar as instalações da futura casa da advocacia cearense. “Entregamos à sociedade uma praça 100% pronta, e agora temos o desafio de finalizar as instalações da nossa futura casa, que terá melhor estrutura para atender à advocacia, mas tenho certeza que atingiremos e cumpriremos todas as nossas promessas de campanha”.