mm posseO conselheiro federal da OAB, Valdetário Andrade Monteiro, transmitiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) para o advogado Marcelo Mota em solenidade na noite dessa quarta-feira (20), no Centro de Eventos. Presentes à cerimônia o governador do Estado, Camilo Santana; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o futuro presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, além de presidentes de outras Seccionais, conselheiros, advogados, membros do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Ao discursar, Valdetário Monteiro lembrou as principais ações da sua gestão à frente da OAB Ceará nos últimos seis anos. Falou a respeito do Centro de Defesa e Apoio ao Advogado; da construção do Clube do Advogado em Iguatu; das 163 salas de apoio espalhadas pelo Interior; da criação de novas Comissões Temáticas e ampliação das Subseccionais. Lembrou ainda a construção de dois estacionamentos gratuitos, um no Fórum Clóvis Beviláqua e outro na Justiça do Trabalho; a disponibilização de serviços da OAB-CE por meio de aplicativos para celulares; promoção de caravanas da cidadania, entre outros.

valdet1“Tivemos uma maravilhosa jornadas nos últimos seis anos. A OAB Ceará está hoje consolidada na defesa das prerrogativas, forte no fomento à educação, mantendo sua característica de ser uma trincheira cívica da cidadania. Caminhamos muito nos últimos anos, mas ainda é preciso fazer mais”, ressaltou. Valdetário Monteiro elogiou o seu sucessor, Marcelo Mota, e disse confiar e ter certeza de que o advogado fará grande trabalho à frente da Ordem cearense. Ao final, agradeceu a todos e desejou sorte ao colega.

Em seu primeiro discurso como presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota agradeceu aos colegas pela confiança e disse ter metas ainda maiores a serem alcançadas. “O caminho é longo e hoje é mais um ponto de partida. Os desafios aumentam, pois somos agentes de transformação. Defendemos a democracia, os direitos humanos e a Constituição Federal. Estamos à disposição do cidadão e, acima de tudo vigilantes”, ressaltou.

Mota destacou ainda que as ações da Ordem e da advocacia devem ser pautadas pelo senso de Justiça e mencionou a respeito da importância de termos um Poder Judiciário valorizado e célere. O novo presidente da OAB Ceará lembrou ainda dos principais desafios: combate ao Judiciário moroso, fortalecimento das prerrogativas, defensa intransigente do Exame de Ordem e implementação do plano de valorização do jovem advogado.

Ao final, Marcelo Mota agradeceu o apoio e confiança da classe advocatícia. Destacou o papel da sua família em sua trajetória profissional, falou de paixão e vocação. “Estou aqui pela paixão à profissão, vocação e, sobretudo confiante que Deus irá guiar as nossas ações”.

OAB Nacional e Governador

sitePresente à solenidade, o futuro presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia disse estar honrado em participar da festa da advocacia cearense. “Momento de tamanho simbolismo onde estamos saudando a democracia e nada mais importante que a presença da advocacia e da sociedade civil organizada”. Lamachia destacou o “trabalho extraordinário que a OAB Ceará vem desenvolvendo nos últimos anos, sendo exemplo para todo o país. “Acima de tudo temos que comemorar porque o Ceará está apresentando ao Brasil um grande advogado”, falou em menção ao agora conselheiro federal, Valdetário Monteiro. O futuro presidente da OAB Nacional também elogiou Marcelo Mota, “um homem de Ordem e absolutamente preparado”, disse ao desejar sorte e êxito na gestão que se inicia.

O governador do Ceará, Camilo Santana, também elogiou a atuação da Ordem cearense nos últimos anos. “Estamos cumprindo um papel importante não só pelo fortalecimento da advocacia, mas da sociedade como um todo. A OAB Ceará tem dado uma grande contribuição ao Estado, sobretudo por ser uma entidade que tem uma força impressionante, além da credibilidade e confiança”, ressaltou. Para Camilo, a OAB é uma instituição que “não defende somente os interesses da classe, mas de toda a sociedade e possui uma força transformadora”. Ao se referir a Marcelo Mota, o governador desejou sorte e sucesso.