aaaaaaaa“A parceria entre a OAB e o Instituto dos Advogados é perene, de modo que possibilita o desenvolvimento da cultura Jurídica”. As palavras do presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, ilustram a importância do “Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil”, evento que reuniu todos os presidentes de Institutos na última sexta-feira, 26, no Ideal Club.  Na ocasião, foi ministrada palestra subordinada ao tema “Ética e Política”, proferida por um liminar da advocacia brasileira, o advogado Djalma Pinto.

O Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil está sob a liderança do advogado José Horário Halfeld Resende, da regional São Paulo. Já o Instituto dos Advogados do Ceará (IAC) tem na sua presidência o advogado João de Lemos. “Temas da maior importância para os estudos jurídicos têm sido objeto de debates em nossas reuniões, portanto, espero que ao tempo em que abrimos os braços para receber todos neste Encontro, possamos discutir os temas momentosos da advocacia nessa hora em que o Brasil passa por tão grave crise ética”, destaca Lemos.

Para o conselheiro federal Valdetário Monteiro, por coordenar a parte acadêmica da advocacia, o IAC é muito importante  para fortalecer os elos e os laços da Academia com os advogados. “O advogado precisa ter o seu conhecimento requalificado  constantemente”, ressalta Valdetário.

Homenagem a Clóvis Beviláqua

No fim de semana, a comitiva de presidentes esteve em Viçosa do Ceará para homenagear o jurista Clóvis Beviláquia, por este ano ser comemorado  o centenário da Edição do Código Civil de 1916. Na ocasião, houve o descerramento da Placa alusiva ao centenário.  A estátua do ilustre civilista encontra-se na praça central de sua terra-berço. Descerraram a placa o presidente João de Lemos; o  secretário geral do IAC, Roberto Victor Pereira; e o presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, Horário Resende.