escO conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Moaceny Félix Filho, representou o presidente Marcelo Mota no Congresso Ítalo-brasileiro de Direito Contemporâneo, na manhã desta quinta-feira (4), no auditório juiz Hugo Machado, na Justiça Federal. O evento, promovido pela Escola da Magistratura Federal da 5ª Região – Seccional Ceará, contou com o apoio do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal e da Universidade de Bolonha.

Na ocasião, o conselheiro participou da mesa redonda “O combate à corrupção no Brasil: o papel da Justiça Federal”, com os debatedores Michele Caianiello, Agapito Machado, Danilo Fontenelle, Marcos Maírton e Luís Rios Alves.

Antes, teve o painel “Vinte anos após a operação Mãos Limpas: a regulamentação italiana em matéria de corrupção no âmbito das diretivas europeias”, com a conferencista Michele Caianiello, professor da Universidade da Bolonha.

Moaceny Félix Filho parabenizou a iniciativa da Justiça Federal em promover o evento. “Importante aproximar as experiências de outros países para o Brasil no que diz respeito ao direito comparado. Relevante discussão para trocar experiências no combate à corrupção que outros países têm adotado a respeito desse problema, que impede o crescimento, o desenvolvimento e atrasa o país. A Justiça Federal, ao trazer esse evento, contribui para esse diálogo. A OAB participa com muito orgulho, fazendo o contributo no que diz respeito ao pensar da advocacia a respeito dessa temática”.

Para o juiz diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará, Bruno Carrá, o evento é importante iniciativa no combate à corrupção. “Lamentavelmente a corrupção é um mal que está entranhado na nossa cultura. Só com muito esforço vai ser possível debelar. É importante a união de todas as instituições, sociedade organizada, população em geral para ver alterar a legislação e estabelecer medidas de efetivo combate a esse mal”, disse.

Ainda segundo o magistrado, o evento busca discutir de maneira aberta, fraca, clara e técnica o problema. “Temos essa incumbência social de orientar e nos comprometer enquanto funcionários públicos, bem como de agir ativamente para evitar esse problema”.

Medidas Contra a Corrupção

Presente ao evento, o procurador-chefe do Ministério Público Federal do Ceará, Alessander Wilckson Cabral Sales, apresentou a campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, uma campanha nacional que tem mais de 1 milhão de assinaturas. “Pedimos o engajamento de todos na campanha, que estabelece medidas adequadas para melhorar a corrupção no país”.