ficO presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, ministrou aula magna para os alunos do curso de Direito da Estácio-Fic, na manhã desta segunda-feira (29). O auditório central da instituição esteve lotado para ouvir o presidente explanar a respeito da estrutura da Seccional cearense, custas judiciais, Poder Judiciário cearense, recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros.

Marcelo Mota destacou a posse de 76 novos juízes, ocorrida na última sexta-feira (26), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Disse que a sociedade esperava há muito tempo pela chegada dos novos magistrados em virtude do déficit alto de falta de juízes no Interior. O presidente lamentou as recentes decisões do STF a respeito das prisões sem o trânsito em julgado da decisão e sobre a possibilidade da Receita Federal acessar informações bancárias de contribuintes sem autorização judicial.

Além disso, Marcelo Mota falou sobre a defesa das prerrogativas dos advogados e a atuação do Centro de Apoio ao Advogado e à Advocacia, que funciona 24h. “É um prazer vir à Universidade e aproximar a nossa instituição do meio acadêmico. Esses alunos em breve farão parte dos quadros da OAB Ceará e por isso é uma extrema alegria fazer essa rica troca de experiência porque nos aprendemos também com os acadêmicos”, disse Marcelo Mota.

Para a estudante do 4º semestre, Alana Bruna Silva Molinari, a aula foi enriquecedora. “Eu quero ser advogada militante e ouvir o presidente da OAB Ceará acrescentou muito ao meu conhecimento, sobretudo porque ele falou sobre as mudanças do novo CPC. Entender o que mudou para o advogado foi construtivo para mim e com certeza para os meus colegas”.

Paula Fabrícia recebeu homenagem da instituição de ensino por ter obtido êxito no Exame de Ordem antes da conclusão do curso. “Uma explanação extremamente importante quando se tem a oportunidade de ouvir sobre prerrogativas e direitos dos advogados. É motivador para quem está buscando atuar na área”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do curso, professora Eveline Correia, a palestra do presidente está abrindo o semestre como forma de exemplo e atitude para que os alunos tenham conhecimento a respeito das prerrogativas dos advogados.

Antônio Dantas, conselheiro da Ordem e professor, destacou a relevância da palestra para os alunos. “De suma importância porque aborda o papel da OAB Ceará no sentido de combater os abusos que os advogados sofrem no dia a dia. É uma felicidade explanação dessa magnitude e o trabalho que a Ordem vem travando diariamente. Um brinde dos nossos alunos que puderam aproveitar essa experiência”, disse.

O professor Jackson Agostinho também ressaltou a importância do evento. “Uma palestra dessa natureza aproxima o aluno que está em experiência acadêmica com a nossa casa maior, de modo que é importante para que eles conheçam suas prerrogativas e possam se valorizar já enquanto estudantes, objetivando o profissional que vão ser”.