solbraNa noite desta sexta-feira (19), a Subsecção de Sobral da Ordem dos Advogados do Brasil promoveu, no Centro de Convenções do município, a cerimônia de posse dos novos diretores eleitos, Conselho Consultivo, Caixa de Assistência dos Advogados e Escola Superior de Advocacia.

Em auditório repleto de profissionais do Direito e autoridades locais, Rafael Ponte recebeu o cargo das mãos do então presidente José Inácio Linhares. Em entrevista ao site, Rafael destacou alguns desafios desse início de mandato, entre os quais a busca pela redução das custas judiciais.

“Temos nesse início de gestão um grande problema, o das custas judiciais. Esse aumento desestimula o cidadão a contratar o advogado para entrar com uma ação. Na minha opinião, trata-se de um paliativo para o Estado arrecadar mais e diminuir a quantidade de ações”, destacou, ressaltando que a decisão dificulta o acesso do cidadão à Justiça.

Em seu discurso, o presidente Marcelo Mota definiu a nova diretoria da Subsecção Sobral da OAB-CE como extremamente vocacionada, e destacou que ela saberá, com muita maestria, traçar as diretrizes de defesa das prerrogativas profissionais. “Hoje, a advocacia de Sobral está em festa. A Nova Diretoria, o Conselho, a Caixa de Assistência e a Escola Superior de Advocacia tomam posse de forma solene. O presidente Rafael Ponte, que foi delegado da Caixa de Assistência, acumulou experiências, e hoje passa a comandar os destinos da OAB em Sobral”, disse Marcelo.

O presidente da OAB-CE ressaltou ainda que a nova diretoria tem um desafio pela frente, já que há a necessidade de solidificar a estrutura da Ordem e combater a morosidade de um Judiciário muito contundente. “Existe a necessidade de uma reorganização judiciária nessa comarca, porque o Judiciário local tem graves problemas a serem solucionados em termos de morosidade”, pondera Marcelo.

Na ocasião, o prefeito Clodoveu Arruda ressaltou, em seu discurso, ter convicção de que o presidente Marcelo Mota marcará história à frente da Ordem, “por seu talento, simplicidade e compreensão do papel do advogado, do mister do trabalho do advogado, e da função da Ordem”. Vevéu Arruda, como é popularmente conhecido, também cumprimentou o presidente Rafael Ponte. “Tenho certeza de que ele irá fazer um belo trabalho, assim como fez o José Inácio”, concluiu.

Nova diretoria

A nova Diretoria é composta pelos advogados Rafael Ponte (presidente), Pedro Aurélio (vice-presidente), Raphael Viana (secretário-geral), Michele Emny (secretária adjunta), Ranulfo Rodrigues (tesoureiro), Domitila Feijão (tesoureira adjunta), Elioenai Frota (diretor coordenador do interior) e Domingues Ponte (diretor de relações institucionais).