presidio2A OAB Ceará, por meio da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Direito Penitenciário, promoveu, nesta quarta-feira (30/03), palestra para 20 detentas do Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa, em Itaitinga. Durante a visita, os membros das comissões também entregaram doações de materiais higiênicos às internas.

De acordo com a representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Cristiane Bezerra, a arrecadação do material doado foi feita durante o “Cine Debate”, realizado dia 12 de março, em comemoração ao mês da mulher. “Foi muito gratificante poder participar desse momento. A comissão está de parabéns por realizar esse projeto de doações ao presídio feminino, sabendo das necessidades das detentas”, ressaltou.

Com o tema “Auto-aceitação: transforme sua vida”, a palestra foi ministrada pela psicóloga Cíntia Farias. De acordo com a profissional, a conversa foi um momento de reflexão e autoconhecimento. Os membros das comissões também visitaram as alas do presídio e conheceram as oficinas profissionalizantes. As detentas realizam diversas ações durante o dia, como curso de maquiagem, costura e artesanato.

“As oficinas fazem parte de um processo de ressocialização. As detentas passam o dia como se, realmente, estivessem trabalhando. São remuneradas e beneficiadas pela redução de pena quando participam dos laboratórios”, relata a diretora do presídio, Lourdes Portela.

O vice-presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Augusto Gurjão, ressaltou a importância da proximidade da OAB a sociedade feminina. “Nós da OAB sempre que pudermos dar um suporte, estaremos aqui. Temos a consciência de que é possível recuperar as mulheres que estão presas.”