reuniao sejusA Comissão de Direito Penitenciário e a Comissão de Ensino Jurídico da OAB Ceará se reuniram na última sexta-feira (15/04) com o Secretário de Justiça do Estado, Hélio Leitão, para planejamento do projeto de arrecadação de livros para o sistema penitenciário. A proposta tem o objetivo de promover uma cultura de paz e humanização nas cadeias.

“Tivemos hoje uma reunião de formatação de uma parceria. O intuito da OAB-CE, através das comissões de Direito Penitenciário e Ensino Jurídico, com o apoio da Sejus, é criar uma grande rede de atuação junto às instituições de ensino, para que possamos disseminar a cultura de paz e levar um olhar de humanização ao sistema carcerário”, ressalta a presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Ana Paula Araújo.

Para o presidente da Comissão de Direito Penitenciário, Márcio Vitor de Albuquerque, a única forma de haver uma melhoria e pacificação dos internos é com trabalho e estudo. “A intenção é aumentar ainda mais a leitura de livros e acomodar melhor as bibliotecas penitenciárias. A própria comunidade acadêmica deve fazer a doação de livros. Queremos propor a paz social para que o preso tenha oportunidades e saia da unidade ressocializado”, explica Márcio.

No próximo 04 de maio haverá outra reunião para que as comissões possam iniciar o projeto. Segundo o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, as dificuldades do sistema penitenciário é responsabilidade de todos e as entidades precisam se unir para procurar as soluções em cada área.