jornaisA inspeção da Comissão de Saúde da OAB Ceará no hospital Frotinha de Parangaba é destaque na edição desta terça-feira (26/04) dos principais jornais cearenses. A iniciativa contou ainda com a participação Promotoria de Defesa da Saúde Pública, Sindicato dos Trabalhadores do Serviço de Saúde de Fortaleza (SINTSAF), entre outras entidades.

O jornal O Povo destacou a superlotação da unidade hospitalar, a falta de medicamentos e uma reforma paralisada desde 2008. “A sala de reanimação do Frotinha da Parangaba deveria estar disponível para a estabilização de pacientes em parada cardíaca e em outras situações extremas. Entretanto, como presenciou O POVO, na manhã de ontem, o espaço estava sendo usado para internações. Conforme o médico Edmar Fernandes, diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, o mesmo acontece com os três leitos da sala de recuperação pós-cirúrgica, que deveriam estar disponíveis para pacientes recém-operados”, disse a publicação. Veja a matéria completa aqui.

A edição do Diário do Nordeste destacou que a obra parada acentua déficit de leitos no Frotinha. “Ao todo, 60 pacientes, de ambos os sexos, foram acomodados, de forma precária em macas, além de pessoas à espera de atendimento”, disse. Leia a matéria completa aqui.

O jornal O Estado enfatizou na matéria que no local, a comissão constatou irregularidades. Ressaltou ainda que também serão visitados o Hospital da Mulher, que funciona com apenas 50% da sua capacidade e o Hospital Regional de Quixeramobim, que, apesar de inaugurado há 14 meses permanece sem funcionamento. Veja a matéria completa aqui.

O calendário de visitações vai até o dia 23 de maio.  Ao final, será realizada uma audiência pública no dia 20 de junho.