carteira ffbO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota, conduziu mais uma solenidade de entrega de entrega de carteiras para 87 novos advogados na manhã desta terça-feira (19/04).  A sessão ocorreu no auditório da Faculdade Farias Brito e contou com a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Erinaldo Dantas Filho; do coordenador diretor ouvidor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), Eduardo Márcio Filho e do diretor geral da Instituição Farias Brito, professor Thales de Sá Cavalcante.

Ao dar início à solenidade, o presidente Marcelo Mota falou sobre a importância dos novos advogados para a Ordem Cearense e destacou o atual momento para a advocacia com o advento no novo Código de Processo Civil e do privilégio de novos advogados ingressarem na área jurídica nesse momento. “Vocês estão nascendo para a advocacia em um momento muito significativo. O ano de 2016 conta com a vigência no novo código processual e vocês já contarão com as conquistas alcançadas pela nossa advocacia”, destacou.

Mota falou sobre as conquistas pontuais vindas com o Novo Código de Processo Civil, entre elas o direito de férias dos advogados, as folgas nos finais de semana, já que os processos não serão contados em dias corridos, e alguns honorários que agora devem obedecer a uma fixação mínima. Além disso, falou também sobre o êxito conquistado com a possibilidade de constituição de firma jurídica de forma unilateral pelos advogados e pela opção pelo Simples Nacional, “realidades que não aconteciam até o fim do ano passado”.

O presidente destacou ainda a instituição do Ano da Mulher Advogada, lembrando que há pouco tempo as mulheres eram minoria entre os advogados na OAB-CE e, agora, já constituem 49% do quadro da Ordem. Citou a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques, e a secretaria-geral, Christiane Leitão, como exemplos de cargos que não eram ocupados por mulheres. Destacou a importância do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia (CADAA) que tem o papel de apoiar o advogado durante sua caminhada na profissão e, por último, falou também das comissões temáticas da Ordem. “Conclamo vocês, novos advogados, para conhecerem e fazerem parte das nossas comissões temáticas. Elas têm um importante papel, assim como vocês, de dar apoio a sociedade”.

O presidente da CAACE, Erinaldo Dantas, fez referência aos jovens advogados como “protagonistas da história com papel de orientar a sociedade”.  Explicou também as atribuições da CAACE, o funcionamento do clube de descontos e disse que um aplicativo para facilitar as informações sobre os convênios estará disponível a partir de maio.

O professor Thales de Sá Cavalcante, diretor da FFB destacou o orgulho da Faculdade em ter começado com o curso de Direito e que aqueles jovens eram reflexo disso. Pediu ainda que os seus novos companheiros de profissão mantivessem sempre a credibilidade e elogiou a administração da OAB-CE por trazer tantos benefícios para a classe.

A manhã foi de muita alegria para os novos advogados que estavam recebendo suas carteiras. Atila de Oliveira foi um dos que receberam o documento. Ele falou que a sensação é de alegria e dever cumprido após um período tão longo de preparação. “Quando conseguimos a aprovação do exame de ordem é a concretização de um sonho. Esse momento é um marco na vida inicial de um advogado, é como dar um primeiro passo para a construção da nossa vida”, afirmou.