foto previdenciarioA Subseção da OAB Ceará de Tianguá apresentou notícia crime na Delegacia de Polícia Civil da cidade contra um bacharel em Direito (nome não pode ser relevado porque ainda está sob investigação) por exercício ilegal da profissão, estelionato e falsidade ideológica.

O falso profissional atuava em quase todas as cidades da Serra da Ibiapaba usando o número de inscrição na Ordem de um advogado. Com isso, se cadastrou em diversos sites de conteúdo jurídico para oferecer serviços de advocacia por correspondência. Assim, contratava com diversos escritórios da Capital e até fora do Estado e se apresentava nas audiências na qualidade de preposto de empresas demandadas.

“Ao longo dos três últimos meses recebemos inúmeras denúncias de advogados sobre a atuação do bacharel. A Seccional da Ibiapaba conta com mais de 170 advogados “vigilantes”. Nenhuma ilegalidade ou afronta à advocacia nos passará despercebido e será imediatamente combatida”, destacou o presidente da Subseção Alberto Fernandes.

“Infelizmente, a prática de exercício irregular da advocacia tem ocorrido com frequência em todo o Estado. A OAB está vigilante a essa situação e, inclusive, vem discutindo, por meio do Conselho Seccional, medidas que possam tornar mais efetivas as apurações, a fim de inibir essa prática criminosa”, destaca o coordenador do Centro de Apoio ao Advogado e à Advocacia, José Navarro.