20160524142518_IMG_3793

O II Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Ceará da atual gestão esteve reunido nesta terça-feira (24/05), na sede da Seccional cearense. A reunião foi conduzida pelo presidente Marcelo Mota e pela vice-presidente, Roberta Vasques, e contou com a presença dos presidentes de Aracati (Egídio Barreto), Crateús (Marcelo Gleidson), Itapipoca (Eurian Teixeira), Vladmir Macêdo (vice-presidente de Juazeiro do Norte), Crato (Aderson Feitosa), Iguatu (Marco Antônio Sobreira), Limoeiro do Norte (Gleydson Ramon), Sobral (Rafael Ponte), Crato (Jairo Cidade), Região Metropolitana de Fortaleza (Parahyba Neto) e Canindé (Roberta Félix).

Na ocasião, foram debatidos assuntos como a importância do Refis e a colaboração das Subsecções. O Refis, aprovado pelo Conselho Seccional, permite desconto de até 100% para os advogados no parcelamento da anuidade.

Outro assunto discutido foi a questão das custas judiciais, objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que está atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Teori Zavascki para apreciação.

Além disso, foi discutida a atuação do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem, que no último dia 19 de maio anunciou a suspensão cautelar de três advogados suspeitos de participação no esquema de vendas de liminares durante os plantões judiciais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Outros assuntos debatidos foi a implementação de cursos de capacitação pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e a implementação de uma série de ações contra a atuação dos laçadores.

Campanha Caixa 2

Durante o Colégio de Presidentes, ficou acertado que a campanha contra Caixa 2 nas eleições será lançada oficialmente no dia 16 de junho em Fortaleza. Ao mesmo tempo, as Subseccionais da Ordem no Interior também lançarão suas campanhas.

“Será uma grande campanha que vai abranger a sociedade e outras instituições, tendo em vista as eleições de outubro deste ano. É importante o envolvimento da Ordem para que possamos contribuir para a construção de um país melhor para todos e contra a corrupção eleitoral”, destacou o presidente Marcelo Mota.

“O colégio foi presidentes é sempre muito importante, pois é um momento em que conseguimos reunir todos os representantes da classe, saber as necessidades e dificuldades de cada região, pois cada local tem suas peculiaridades. É um momento oportuno para que tenhamos consciência do que é o Estado e o que mais aflige a advocacia”, disse o presidente da Subseção do Crato, Aderson Feitosa.